Governo do Paraná mostra em campanha o que significa racismo institucional
Uma verdade inconveniente
20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, e para provar que o racismo existe no Brasil e que é grave, o Governo do Paraná produziu a campanha “Teste de Imagem“, veja no vídeo acima.
Dois grupos de profissionais de RH são colocados em uma sala para analisar imagens de pessoas brancas e negras e extrair a partir delas suas percepções de cada um. Enquanto nas imagens com pessoas de pele clara as associações são feitas à artistas e executivos, nas que possuíam pessoas negras as fotos eram relacionadas com empregadas domésticas, motoristas e pichadores.
Racismo institucional é o nome que se dá quando a raça de uma pessoa impacta diretamente nas chances de se conseguir uma oportunidade de trabalho.
Além dos filmes que trazem as reações dos funcionários de RH, a campanha também conta com mídia impressa e um site, que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional.
Segundo dados do IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. E se isso não bastasse, profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados.
A criação da campanha ficou com a Master Comunicação
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.