60 anos do Dia D
Todas as guerras que aconteceram desde que o homem é homem mudaram os rumos do mundo. Se você pesquisar sobre qualquer conflito entre povos, vai ver que se o resultado final tivesse sido outro, nossas vidas hoje poderiam ser completamente diferentes.
Um dos maiores exemplos: a Guerra de Tróia. Uma disputa que pôs fim ao mundo como os povos antigos o conheceram por milênios e deu origem ao mundo no qual vivemos. A semente das idéias que formaram nossa civilização vem de lá, a filosofia grega, o judaísmo e o cristianismo, a noção de democracia, a valorização do indivíduo. Enfim, toda a cultura ocidental.
Mas não é preciso ir tão longe para falar de guerras que mudaram o mundo. Se formos pensar em medida de tempo, podemos dizer que a Segunda Guerra Mundial aconteceu ontem. Uma carnificina que também foi decisiva para que o planeta se transformasse no que é hoje, e uma guerra ainda viva na memória de muita gente.
Hoje, dia 6 de Junho, completam-se 60 anos do que podemos considerar o dia mais importante de todos os dias do século XX. Mundialmente conhecido na história como o “Dia D” , a data marcou o início da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial com a abertura do front ocidental indispensável para vitória. Centenas de veículos blindados e cerca de 10 mil aviões, 6130 navios, 156 mil soldados foram mobilizados na ocupação de 80 quilômetros da costa ao norte da França, em cinco pontos diferentes: Gold, Juno, Omaha, Sword e Utah.
O desembarque aliado na praia de Omaha, na Normandia, foi o mais difícil, onde tiveram que enfrentar uma construção da chamada “Muralha do Atlântico”, um conjunto de fortificações de concreto, bunkers, que tinham a função de proteger as defesas alemãs de um ataque de surpresa vindo do mar.
Algumas companhias e pelotões de infantaria foram desembarcados com água pela cintura, e, num esforço para salvar a vida, tiveram que jogar fora seus morteiros, bazucas e metralhadoras. Outros nem tiveram tempo de desembarcar das balsas. Muitos morrem ali mesmo, os que sobram avançam com dificuldade e muito lentamente. Foram 6 horas de operação e ao todo aconteceram 10 mil baixas do lado aliado neste primeiro lance da chamada Operação Overlord, que é considerada maior ofensiva anfíbia de guerra já ocorrida.
Quem assistiu pelo menos os 30 minutos iniciais do filme “O Resgate do Soldado Ryan” , já pode ter uma boa idéia do foi esse dia. São momentos sufocantes, carnificina pura, que o próprio Steven Spielberg recomendou só para quem tivesse estômago. Nunca um filme tinha recriado o horror da guerra desta maneira.
Mas a importância do Dia D está mais relacionada à divisão de influência na Europa no pós-guerra que propriamente à queda do Terceiro Reich. A maioria dos historiadores acredita que Hitler já estava condenado em Junho de 1944. Sem a invasão, o mais provável é que os russos vencessem sozinhos, abrindo caminho para uma Europa comunista.
E da mesma forma que hoje você lembra do significado de um dia 11 de Setembro, e continuará lembrando até o fim da sua vida, o Dia D continuará sendo contado como o dia mais importante do século XX.
Bom, mas sei que se você leu até aqui, deve estar se perguntando: “Legal, mas este não é um site que fala de publicidade?”. É sim, e eu não esqueci dela. Muita gente desconhece, mas essa data histórica tem um museu só pra ela. É o Museu Nacional do Dia D situado em New Orleans nos Estados Unidos.
Procurando despertar interesse e a consciência das pessoas para o museu, a agência americana Hill Holliday desenvolveu uma excelente campanha. Utilizando manchetes poderosas e fotos históricas do acervo do museu, os anúncios pintam um quadro vívido dos horrores enfrentados naquele 6 de Junho de 1944.
São imagens que evocam todo o drama e nos fazem refletir sobre o Dia D, relacionando os acontecimentos com o nosso cotidiano.
Os títulos das peças, na ordem em que são exibidas abaixo, dizem:
“Às 6:30 de 6 de junho, 1944, os homens do 116º descobriram que o inferno tinha coordenadas.”
“Após 4 horas nos barcos, a primeira vítima da guerra foi o café da manhã.”
“No fim do dia, a correria não era por causa de uma panela esquecida no fogo.”
“Quando um avião caiu naquela manhã, você não precisou da caixa preta para lhe dizer o por quê.”
A campanha ganhou Ouro no Festival Internacional de Londres 2001 e Ouro no Clio Awards 2001. E mais importante do que os prêmios, a visitação ao museu aumentou em 25%.
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