Aos olhos de um médico
Anúncios com uma direção de arte espledorosa e um conceito claro e impactante, o que mais podemos querer de uma peça publicitária?
Esta série de quatro anúncios criados pela Publicis Salles Norton para a associação Médicos Solidários, no meu ver, faz justamente isso. Alia uma excelente idéia com um lindo visual.
Médicos Solidários é uma instituição sem fins lucrativos formada por profissionais que atendem pessoas que não podem pagar por uma consulta. O objetivo da campanha é justamente pedir doações, para que eles possam continuar disponibilizando esse serviço.
Para isso, as peças mostram desenhos da musculatura humana ou do sistema sanguíneo, como aqueles cartazes científicos tão comuns em aulas de anatomia. Porém, os personagens dos desenhos estão em situações muito comuns do cotidiano, como um engraxate lustrando o sapato de algum executivo, um mendigo recebendo esmola, um faxineiro limpando o chão e alguém sendo servido por um garçom.
São figuras que demonstram a distinção social, a diferença de classes, mas que, quando vistas pela medicina, são seres humanos completamente iguais. O título de todos os anúncios diz: “Aos olhos de um Médico Solidário, as pessoas são iguais.”
A arte que imita papel antigo se encaixa perfeitamente, adequando todo o conceito no anúncio e dando a carga dramática necessária a esse tipo de ação.
A campanha foi premiada com Ouro no 29º Anuário do Clube de Criação de São Paulo, que será lançado no final deste ano.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.