Uma jornada através das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos
COI relembra momentos marcantes desde 1908 até 2012
Os Jogos Rio 2016 marcam a 31ª Olimpíada da era moderna. Dessa forma, contando com a que começa daqui a pouco, teremos 31 cerimônias de abertura desde a primeira edição em Atenas, em 1896.
Há 120 anos, a festa foi bem mais simples do que esse evento megalomaníaco que temos atualmente – com produções milionárias e o envolvimento de diretores famosos. Aconteceu no Estádio Panathinaiko, que recebeu um público estimado de 80 mil pessoas.
Após um discurso do príncipe Constantino, que era presidente do comitê organizador, o rei Jorge abriu oficialmente os Jogos dizendo a famosa frase, até hoje utilizada apenas trocando o nome da cidade e país.
“Declaro abertos os primeiros Jogos Olímpicos Internacionais em Atenas. Vida longa à nação. Vida longa ao povo grego.”
Nove bandas e 150 cantores de coral cantaram o hino olímpico e é isso. Fim da festa. Elementos conhecidos e repetidos até hoje, como a chama olímpica (Jogos de 1928, em Amsterdã), o juramento dos atletas (Jogos de 1920, na Antuérpia), e o juramento dos oficiais (Jogos de 1972, em Munique) só foram introduzidos muitos anos depois.
Para relembrar momentos marcantes das cerimônias de abertura ao longo da história, o COI publicou hoje o vídeo acima. Ele traz imagens desde os Jogos de 1908, em Londres, até 2016, também em Londres. Só deixaram de fora inesquecível urso Misha, da boicotada Moscou 1980.
A festa no Rio começa hoje, 5 de agosto, às 20h. Além dos canais de TV, a Globo vai transmitir a cerimônia online aqui
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.