Com missão a Júpiter, NASA demonstra mais uma vez como manter o público engajado
Com aplicativos, parceria com a Apple, vídeo 360 e trailer de terror, agência promove aproximação da sonda Juno ao gigante planeta gasoso
Depois de 5 anos de viagem e 700 milhões de quilômetros de distância, a sonda Juno deve entrar na órbita de Júpiter na próxima segunda-feira, dia 4 de julho.
É a segunda missão da NASA para o gigante gasoso – a primeira foi em 1989, com o lançamento da sonda Galileo – mas o avanço da tecnologia e configuração orbital devem fornecer bem mais detalhes sobre o planeta do que sabemos até hoje. O principal objetivo da Juno é estudar a atmosfera de Júpiter e tentar descobrir, enfim, se esse mundo esconde um núcleo rochoso debaixo de tanto gás.
Tudo isso acompanhado aqui da Terra – através de dados e imagens que levam um bom tempo para sempre processadas – pode ser complexo e enfadonho para os menos chegados ao tema. Mas a NASA sabe como manter o público envolvido. É só lembrar de toda a comoção na época do pouso da Curiosity em Marte, por exemplo.
Primeiro, eles divulgam a missão como um filme de terror. Dá uma olhada no trailer acima. Copiando o estilo de Hollywood, explicam o processo e os objetivos com dramaticidade e suspense.
Ninguém tem certeza do que vai acontecer”.
Já o vídeo 360 abaixo oferece um vôo narrado a bordo da Juno, com explicações sobre cada etapa da aproximação da sonda ao planeta.
A NASA também anunciou uma colaboração com a Apple, que vai produzir música inspirada pela missão. Artistas como Trent Reznor, Atticus Ross, Brad Paisley, Corinne Bailey Rae, GZA, Jim James, Lydia Tyrell, QUIÑ, Weezer e Zoé fazem parte do projeto, e as criações são exclusivas para assinantes do Apple Music. Podem ser ouvidas aqui.
A parceria também inclui o curta-documentário “Visions of Harmony”, que imagens dos bastidores e trilha de Trent Reznor e Atticus Ross.
Além disso, através do aplicativo Eyes – para Mac e PC – é possível acompanhar os detalhes da missão diretamente no seu computador. Conectado aos dados da própria NASA, o app exibe atualizações da Juno em tempo real.
Já através do site JunoCam, o público pode votar quais áreas de Júpiter a camera da sonda deve apontar. Também será possível fazer download das imagens originais, processá-las, e depois fazer upload de volta para o site, em um processo de trabalho colaborativo.
Em 4 de julho, a entrada da Juno na órbita de Júpiter será transmitida ao vivo em ustream.tv/nasajpl
. Se repetir o sucesso da Curiosity, certamente podemos esperar por mais conteúdo e ferramentas que manterão o público interessado pelos próximos anos da missão.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.