No recente Braincast 190, “Você está sendo substituído por um robô”, falamos que o verdadeiro dilema da mobilidade urbana motorizada não está na briga táxis vs. Uber, e sim na “briga” humanos vs. máquinas. E aqui está mais uma prova de que tudo pode mudar mais rápido do que imaginamos.
O Uber revelou hoje a primeira imagem oficial de seu carro autônomo, que está sendo testado nas ruas de Pittsburgh, na Pensilvânia. O veículo é um Ford Fusion híbrido, que por enquanto está na fase de coleta de dados e mapeamento das ruas. Ainda que equipado com radares, cameras de alta resolução e scanners a laser, um motorista permanece no carro durante esse período de preparação.
Em um post no blog, a empresa revelou que ainda está no início dos testes, e que acredita no potencial dos carros autônomos de melhor o trânsito e salvar milhões de vidas ao redor do mundo. 1.3 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de automóvel, sendo que 94% deles envolvem erro humano.
O Uber permitiu que um repórter do jornal Tribune-Review de Pittsburgh realizasse um test-drive do carro. É o primeiro jornalista a conhecer de perto o projeto, gestado pelo Advanced Technologies Center da empresa, que apesar de já ser conhecido há mais de um ano pela imprensa, ainda era mantido em segredo pelo Uber.
Moral da história? Você está sendo substituído por um robô.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.