Dicionário de Gêneros pode ajudar quem ainda não entende todos os termos
Projeto quer combater a falta de conhecimento para acabar com o preconceito
Vivemos numa sociedade que tem a maior diversidade de gêneros de qualquer época. E como tal, é um pouco difícil conseguir compreender completamente todos os que existem. O projeto Dicionário de Gêneros pode ajudar nesse aspecto. Criado pela organização AfroReggae e pela agência Artplan
, ele pretende desmistificar um pouco essa grande variedade.
Para a criação do site, dezenas de pessoas foram consultadas para tentar definir mais de 60 gêneros distintos – veja alguns dos entrevistados no vídeo acima. Isso quer dizer que estão todos corretos? Certamente que não. O Dicionário de Gêneros tem um espírito meio Wikipédia, de ser bastante colaborativo e aceitar novos depoimentos para definir com melhor acuidade os gêneros lá catalogados. Tem algum que não está listado? É possível incluir um novo com a mesma facilidade.
O site explica as diferenças entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual, coisas que a maioria das pessoas normalmente tendem a entender como uma só. Ele propõe a livre manifestação das pessoas para reunir as diferentes interpretações de cada uma dessas categorias e, com isso, criar novos verbetes para representar essa diversidade na língua portuguesa.
Como um todo, o projeto ajuda a combater a falta de conhecimento nesse campo, explicando que gênero é algo diferente de sexo e que existem vários tipos além do masculino e feminino, como bigênero, pangênero, agênero e dezenas de outros. E essa informação é um passo importante para diminuir o preconceito que as pessoas dentro desses gêneros ainda sofrem.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.