Depois de idas e vindas, com um logo já definido descartado depois de acusações de plágio, e quatro novas propostas através de um concurso
, o Comitê dos Jogos Olímpicos de Tóquio finalmente tem a marca que vai representar o evento em 2020.
O logo foi escolhido através de votação popular, após concurso que contou com quase 15 mil sugestões. A organização garante que cada um dos quatro finalistas foi analisado para garantir a originalidade.
O desenho vencedor é criação do artista e arquiteto Asao Tokolo, de 47 anos de idade. Ele explica que padrões de xadrez são bem populares no Japão ao longo da história, chamados de “ichimatsu moyo” no período Edo (1603-1867), em que o país foi governado pelos xoguns da família Tokugawa.
O xadrez tradicional japonês, na cor azul índigo, expressa uma sofisticação e elegância refinada do Japão. Segundo Tokolo, o logo dos Jogos 2020 é composto de três variedades de formas retangulares, representando as culturas e formas de pensar do país, e incorporando a mensagem de “unidade na diversidade”.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.