Anatel determina que propagandas de operadoras devem exibir limite da franquia
E nada de uso de letras miúdas
Após uma semana de discussão em torno dos futuros limites da franquia em banda larga fixa, a agência responsável pelo setor, Anatel, resolveu que era hora de mostrar um pouco de serviço aos usuários e intervir. Hoje foi publicado um despacho no Diário Oficial
que determina, dentre outras coisas, mudanças na forma em que as operadoras fazem suas propagandas dos planos de banda larga.
A Anatel instrui as operadoras a passarem a mostrar nos seus anúncios os limites de franquias de cada plano com o mesmo destaque do preço e da velocidade deles, ou seja, nada de uso de letras miúdas. Além disso, o despacho também diz que as operadoras devem evitar aplicar limites nos planos pelo menos por 90 dias, até que todas tenham pelo menos criado e disponibilizado ferramentas de medição do tráfego e avisado ao usuário da existência deles.
A partir daí, se todas as empresas tiverem atendido às exigências da Anatel, cada operadora tem três opções caso o usuário atinga o limite de franquia: suspender o serviço, cobrar tráfego excedente ou diminuir a velocidade da conexão até o próximo ciclo de cobrança. Não são exatamente as três melhores opções do mundo, então talvez seja melhor pesquisar por operadoras que não planejam implementar essas táticas.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.