Love In The Air (atualizado)
Um clássico da publicidade. Mas por ter sido tão veiculado na TV brasileira, não o tinha comentado antes aqui no Brainstorm #9. Porém, após vários e-mails pedindo por este comercial, ai esta ele.
Criado pela agência argentina Vega Olmos Ponce, “Metamorphosis” da Axe é um daqueles anúncios que não fala nada diretamente mas, mesmo assim, deixa tudo claro. No meio de toda a brincadeira, o conceito está sempre presente.
A linguagem de videoclipe aproxima totalmente o produto do seu público-alvo, e o tom de humor certamente deixa o espectador com um sorriso no canto do rosto. Um rapaz usa o desodorante, que numa espécie de reação em cadeia vai se transferindo para cada ser que entra em contato com o produto.
Uma forma inteligente e muito criativa de demonstrar a longa duração da nova fórmula de Axe, sem ao menos dizer uma única palavra. E o apelo sexual continua presente, característica principal das campanhas da marca no mundo todo.
Infelizmente houve uma certa polêmica com uma das cenas do comercial, onde um homem engolia a larva “contaminada” pelo Axe. Muitas pessoas consideraram a cena de mal-gosto, o que acabou fazendo com que a agência lançasse uma versão censurada do anúncio. Não entendo o porque do espanto, já que não é nada incomum o consumo dessas larvas em muitos lugares.
A tal cena do comercial é uma referência ao mezcal, uma bebida destilada tipicamente mexicana, considerado o avô da tequila. É antigo costume de algumas marcas de introduzirem a larva de uma borboleta chamada de gusano dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente desenvolve-se no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra.
Segundo uma das lendas acerca, o “macho” que ingerí-la na dose final da garrafa irá acrescentar uma carga de coragem à sua macheza. Provavelmente já será suficientemente macho aquele que aventurar-se em engolir o exótico petisco.
:: Versão Integral – 2.96 MB
:: Versão Censurada – 3.15 MB
Dentre os prêmios ganhos por “Metamorphosis” estão: Leão de Ouro no Festival de Cannes 2002, Ouro no Epica 2002, Bronze no Clio Awards 2003, Ouro no El Sol – Festival Publicitario Iberoamericano 2003, Grand Prix no The Cresta Awards e Ouro no The Gunn Report 2003.
Agradecimentos ao leitor Pereirano da Espanha, que gentilmente enviou o link da versão integral do anúncio para ser publicada aqui.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.