SxSW 2016: Um trem que parece um foguete num tubo e vai mudar o mundo. Faz sentido. • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SxSW 2016: Um trem que parece um foguete num tubo e vai mudar o mundo. Faz sentido.

Hyperloop, o aerotrem do Elon Musk

por Guga Mafra

SxSW 2016

Tem um episódio sensacional dos Simpsons em que a cidade de Springfield ganha uma verba extra e aparece um maluco que convence o prefeito a torrar toda a grana num monotrilho, um trem que corre suspenso na cidade.

Em São Paulo, faz anos que um maluco chamado Levy Fidelix “tenta” se eleger no estado e no município prometendo construir o “aerotrem”. Que é basicamente a mesma coisa.

Acho que esse folclore que existe em torno do trem futurista que vai transformar o mundo e a forma como vivemos prejudica bastante a idéia do Hyperloop.

Ele corre dentro de um tubo de vácuo, mais ou menos como um acelerador de partículas. Por conta disso ele consegue ir bem rápido e fazer uma viagem de Los Angeles para San Francisco em 36 minutos (um trem normal leva 5 horas).

Pois bem. Dirk Ahlborn, CEO do Aerotrem Hyperloop passou meia hora explicando como ele vai mudar o mundo: É rápido, é sustentável, é moderno. Pessoas vão poder viver mais distantes das cidades, ocupando espaços vazios, e só o ganho no mercado imobiliário já pode fazer a idéia lucrativa.

Depois ele passa mais meia hora só se defendendo de críticas. Ele faz isso muito bem: mostra que todas as críticas são infundadas (não é caro, não é inviável).

Uma viagem de Los Angeles para San Francisco em 36 minutos (um trem normal leva 5 horas)

Mas como eu disse no começo desse texto: histórias como a do candidato Fidelix e a do episódio dos Simpsons faz tudo parecer uma maluquice. Mas dois fatores fazem você levar o projeto a sério.

1. Elon Musk leva ele a sério.
2. O SxSW é palco de muitas outras maluquices.

Cinco painéis em Austin esse ano foram sobre o Hyperloop. No maior de todos, Ahlborn explicou como ele usou o crowdsourcing (não confundir com crowdfunding) para desenvolver com rapidez cada uma das soluções que tornam a idéia do Hyperloop mais real. Executivos e especialistas do mundo inteiro contribuiram com suas idéias e experiências, todos ao mesmo tempo, o que viabilizou várias coisas. Foi bem impressionante e inspirador.

E no fim, depois de tanta informação a respeito, a idéia de um trem que mais parece um foguete que corre num tubo de vácuo criado em parte em um brainstorm na internet parece até bem normal. Afinal essa é uma conferência onde você pode conversar com um robô.

#BrasilAtSXSWA cobertura B9 do SxSW 2016 tem apoio da Apex-Brasil

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro