Se depender da Oculus VR, empresa do Facebook, 2016 vai ser o ano da realidade virtual… flopar. Ou ao menos é o dá para deduzir ao ver o preço do primeiro modelo do Oculus Rift, um dos primeiros óculos de realidade virtual do mercado. A pré-venda do gadget começou nessa quarta-feira e cada unidade será vendida por US$ 599.
E não é qualquer máquina que é compatível com o Oculus Rift. Para ter capacidade de renderização o suficiente, o recomendado é uma placa de vídeo AMD Radeon 290 ou NVidia GTX 970, ambas bastante poderosas mas também no lado mais caro da escala. Os demais componentes necessários são igualmente caros e o computador ainda precisa ter pelo menos 3 portas USB 3.0, coisa até o ano passado era meio difícil. No site da pré-venda há também um programa que detecta se o Oculus Rift é capaz de rodar no computador do usuário.
Outro sinal de que o Oculus Rift pode não ter uma boa recepção no mercado é a quantidade de jogos para ele: até o momento apenas dois games estarão disponíveis no lançamento: EVE: Valkyrie e Lucky’s Tale. O Rock Band, que mostramos aqui no B9 ano passado, ainda está em fase de desenvolvimento.
De qualquer forma, quem estiver se sentindo no espírito de early-adopter
aqui no Brasil, não poderá comprá-lo, já que o país não está incluído na lista dos 20 em que o Oculus pode ser enviado. Dito isso, quem apoiou o projeto desde que era apenas uma campanha no Kickstarter vai receber uma unidade de graça. E todas as unidades começam a chegar nas casas dos seus compradores em meados de março, mas não há uma data certa ainda.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.