“CodeGirl”: Documentário quer incentivar meninas a se tornarem programadoras
Assista de graça no YouTube até 5 de novembro
Desde Ada Lovelace, a mãe da computação moderna, as mulheres tiveram papel fundamental na evolução do processamento de dados. Porém, a participação feminina na indústria vem caindo a cada década. Em 1984, elas representavam 37% dos graduandos em ciência da computação. Atualmente são menos de 18%.
É por isso que muitas empresas do Vale do Silício apoiam programas que buscar despertar o interesse de meninas por programação, como o Girls Who Code, por exemplo. O Google também está nessa campanha, é claro, através de seu projeto Made With Code.
Em parceria com a diretora Lesley Chilcott, a marca estreou no YouTube o documentário “CodeGirl”
. O filme conta a história de garotas do ensino médio de diversos países que participam de uma competição de programação. Elas tem apenas três meses para desenvolver um aplicativo que resolva o problema de suas comunidades.
São 11 diferentes equipes, formadas na zona rural de Moldova, no subúrbio de Massachussetts e até em Recife no Brasil. O time vencedor ganha 10 mil dólares para tornar o app realidade, mas o aprendizado pessoal das garotas durante o processo é maior prêmio.
Porém, tem prazo para assistir “CodeGirl” de graça no YouTube. O filme, de 1h48 de duração, só ficará disponível online até 5 de novembro. Aproveite que é feriado e faz pipoca, joga pro Chromecast e aperta o play acima.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.