Rodeio | UIPA
Apesar de ocorrerem durante o ano todo, os meses de junho e julho são considerados a temporada dos rodeios. Sob a pecha de esporte (obra do excelentíssimo Sr. Fernando Henrique Cardoso), milhões de pessoas se reúnem para ver peões montando e laçando tudo quanto é tipo de animal.
Tem gente que chama isso de cultura, de diversão. A Rede Globo, por exemplo, adora.Mas a verdade por trás desse negócio milionário para grandes empresários, é a tortura e crueldade com animais não-humanos. Nada contra a cultura sertaneja, apenas contra a falta de senso ético.
É óbvio que quem ganha dinheiro com isso, não tem o mínimo interesse em divulgar o que acontece nos bastidores (como se já não bastasse o que acontece debaixo do nosso nariz). Continuam afirmando que não existem maus-tratos, que os animais são muito bem cuidados e que essa reclamação toda é balela dos eco-chatos.
Mas felizmente, há quem lute contra isso. Um anúncio criado para a UIPA – União Internacional Protetora dos Animais, tenta alertar as pessoas sobre o que realmente representa esse tipo de arena, algo bem longe daquilo que conhecemos como “esporte”.
A peça ficou no shortlist do Festival de Cannes 2006 e sintetiza bem o show de sadismo que são os rodeios, enquanto todos batem palma achando absolutamente normal.
Assistam o filme abaixo e, se quiserem saber mais, acessem Buck The Rodeo, PEA – Rodeios e vejam o vídeo esclarecedor: “A Verdade Sobre os Rodeios”.
| Enviado por Pedro Pletitsch, um dos criativos da peça junto com Marcos Pamplona.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.