Artistas picham “Homeland é racista” no cenário da série e cena vai ao ar
Pichação em árabe foi pedida pela produção da série - mas ninguém conferiu o que dizia
A série americana Homeland já foi nomeada (e ganhou) diversos Emmys e Globos de Ouro desde que foi ao ar pela primeira vez, em 2011. Mas ao mesmo tempo que a série é amada pelo público, ela também é alvo de críticas pesadas, por ter um roteiro pouco realista e que mostra o povo árabe de uma forma bastante preconceituosa. E uma dessas críticas acabou aparecendo na própria série, para o desespero dos seus produtores.
Durante a gravação da quinta temporada da série, que aconteceu na cidade de Berlim em Junho e Julho deste ano, um trio de artistas árabes foi comissionado pela produção para pichar os muros do cenário com dizeres em árabe, algo que em teoria serviria para dar realismo às cenas que seriam gravadas lá. Mas eles não picharam qualquer coisa: “Homeland é racista”, “Homeland não é uma série” e “Não há Homeland” foram apenas algumas das frases que eles escreveram.
A equipe de produção não fez muita questão de conferir o que foi escrito. O resultado? O episódio com a pichação do trio, o segundo da quinta temporada, foi ao ar no domingo passado nos EUA, no canal Showtime.
Os três artistas, Heba Amin, Caram Kapp e Stone, publicaram este post
explicando como eles planejaram a ação e a motivação por trás dela. É uma leitura fascinante.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.