Expo 2015: O mercado do futuro • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Expo 2015: O mercado do futuro

E aparentemente, acham que vamos continuar comprando do mesmo jeito

por Luiz Yassuda

logoExpo

Na contramão de uma série de tendências que apontam para um ganho de força cada vez maior da produção local aliada ao ambiente digital para a realização de compras, os italianos exibiram a sua visão do que será o supermercado do futuro, dentro do Future Food District na Expo 2015.

O projeto é bancado pela Coop e conta com a concepção da Carlo Ratti Associatti. E o que era para ser um passeio pelo que imaginamos ser o ambiente em que compraremos nossa comida e outros itens domésticos no futuro tornou-se uma enfadonha exibição de conceitos talvez ultrapassados até pela tecnologia de hoje. Um monte de telas que vão avisar tudo sobre o produto que estou pensando em tirar da gôndola? Acho que já tem um app para isso. Um robô que vai pegar a fruta para mim quando eu apontar qual eu quero? Soa como uma máquina de Rube Goldberg… E sinceramente, não vai ser no supermercado que vamos querer saber todas as informações sobre a fundação da Barilla.

O mercado funcionava de verdade, isto é, todos os produtos dispostos ali estavam realmente à venda, e o caixa era de autosserviço, ou seja, após jogar tudo no carrinho, ainda era necessário passar toda a compra nos leitores de código de barras e então calcular o preço final, que seria passado num cartão de crédito comum. Tão futurístico quanto qualquer farmácia nos EUA.

Soa interessante a visão de que teremos produtos impressos e conservados de uma maneira que minimize a necessidade de freezers e grande consumo de energia

Até QR Code eles ressuscitaram, sendo que existem apps para vinhos que reconhecem marca, uva e safra pelo rótulo. Não acredito que haverá muito mais gente escaneando QR Codes num trambolho no supermercado do que existem hoje em dia.

Sobre o tipo de produto que levaremos do mercado, há um vídeo explicando sobre a impressora 3D de alimentos que permitirá a inteira customização de uma refeição que será embalada no fim a vácuo para preservar o frescor. Soa interessante a visão de que teremos produtos impressos e conservados de uma maneira que minimize a necessidade de freezers e seu grande consumo de energia. Ainda que as opções de customização tenham sido pequenas (só um tipo de prato feito em que se poderia variar o formato da carne), há na proposta o que talvez seja o único palpite futurista de toda a instalação.

Num rápido resumo, o conceito desenvolvido esqueceu-se da maior conectividade das pessoas e apenas soou como o bom e velho supermercado que tomou um banho de lojas, mas que continua sendo o mesmo em sua essência. Com tantas ameaças ao grande varejista – questionamentos que vão desde as políticas adotadas com fornecedores à demanda por produtos menos industrializados e comprometidos com o meio ambiente – não dá para apenas pagar de descolado colocando publicidade em hologramas e umas telinhas interativas, não é? Além de desconectado com a tecnologia atual, o mercado do futuro nasce velho porque é inteiramente substituível por um web app que entregará todos os produtos em casa.

Esperávamos mais, ainda mais sendo o Arduino uma invenção italiana. De excelente surpresa, só mesmo o Parmigiano Reggiano consumido durante as filmagens, que até hoje é lembrado com muita saudade por todos aqueles que o provaram (no caso, eu e Luiz Hygino

, o diretor do filme acima).

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro