Expo 2015: Makr Shakr transforma você e seu celular num bartender
Prefere o seu drink batido ou mexido?
Depois de tomar o que acredito ter sido o pior Negroni que já prepararam no mundo em plena terra que inventou a bebida, pensei que não haveria nenhuma surpresa italiana vinda do interessante mundo da coquetelaria. Ainda bem que tal impressão passou rápido.
Ali, no meio da Expo 2015 mesmo, encontrei o que pensava ser apenas mais um bar. Mas quando vi mais de perto, não havia humanos trabalhando ali. Tratava-se do container da Makr Shakr, um experimento de pop-up store totalmente robótica para atender a demanda por álcool da moçada.
Makr Shakr substitui o bartender por dois robôs programados e programáveis. Através de um app, basta escolher o coquetel do cardápio de clássicos ou mixes inventados por outras pessoas. Pode também criar o seu, escolhendo entre diversas opções de bebidas disponíveis, quanto gelo colocar, se prefere shaken, not stirred ou vice-versa.
A conta vai direto para o seu sistema de pagamento móvel favorito e a bebida entra na fila de preparo. Quando estiver saindo, sua vez é anunciada no painel e o robô só libera a bebida quando traquitana e app conversarem e ele se certificar que você é você mesmo.
A empresa é baseada em Turim, na Itália, e planeja levar o experimento para outros locais após a Expo. Primeiro, outras cidades da Europa, depois para os Estados Unidos. Apesar de ser um robô aparentemente complexo para ficar andando por aí, o Makr Shakr foi propositalmente criado em um container para não precisar de grandes estruturas e funcionar em qualquer lugar. “A ideia é que ele seja móvel e prático, para viaje por aí mesmo. Quem sabe até o Brasil, um dia?”
nos revelou durante o evento a equipe da empresa.
Olha, se metade da tecnologia chegar e existir um app que aniquile a infernal comanda individual com as mega-filas de entrada e saída, mania besta das baladas de São Paulo, eu já ficaria bastante contente.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.