Watson pode adivinhar sua personalidade pelo seu texto • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Watson pode adivinhar sua personalidade pelo seu texto

E usando só 100 palavras

por Rafael Silva

Este mês a IBM criou uma ferramenta que utiliza o seu supercomputador Watson para analisar textos de email e, com isso, deduzir se o seu tom de voz é eficiente ou não. Uma nova ferramenta lançada esta semana, chamada Personality Insights, executa outra tarefa consideravelmente mais complexa com os textos que você escreve: ela advinha sua personalidade.

Não é necessário muito: pelo menos 100 palavras em inglês ou espanhol. A partir daí, ele analisa o perfil da pessoa que as escreveu, baseado em dados da inteligência do Watson, que inclui pesquisas feitas com pessoas anteriormente.

Para efeitos de teste, coloquei na ferramenta uma mensagem enviada por Mark Zuckerberg no ano passado aos seus funcionários, comemorando os 10 anos do Facebook. O resultado da análise diz que o Zuck é uma pessoa que gosta de ajudar e ao mesmo tempo é modesto, detesta ser o centro das atenções – o que descreve bem o nerd que Mark parece ser.

zuckerberg-carta-ibm

Pelo texto, o Watson deduz também que Mark tem uma personalidade que é 49% aberta para mudanças, está 68% em harmonia e é 58% aventureira.

zuckerberg-carta-ibm-2

Também coloquei no Personality Insights uma carta do ex-CEO do Twitter, Dick Costolo, enviada no dia de sua saída do cargo. Com ela, o Watson deduziu que Costolo tem uma personalidade energética, é motivado e bastante independente, qualidades que podem ter ajudado-o a chegar ao cargo de CEO (embora não ajudaram Dick a se manter no posto).

dick-costolo-ibm

Na análise detalhada, Watson deduz que Dick está 100% aberto a mudanças, tem 1% de curiosidade apenas e está 26% suscetível a estresse.

dick-costolo-ibm-2

Estes são apenas dois exemplos de uso do Personality Insights, que podem não refletir exatamente a realidade. Um exemplo curioso foi o de Dave Clark, editor da agência AFP, que analisou cartas de Hitler no site.

Você pode testar qualquer outro texto que quiser acessando este link de demonstração do Personality Insights

.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro