A conhecida fabricante de automóveis Lexus pode ter inventado o item que os fãs da trilogia De Volta para o Futuro mais gostariam de ver no mundo real. Uma hoverboard, completamente funcional e que pode ser usada por qualquer um para deslizar sem encostar no chão. Mas será mesmo?
No vídeo que acompanhou o anúncio, de curtos 38 segundos de duração, a parte reservada para a tal prancha flutuante ficou apenas para o final, o que não ajuda na credibilidade. Ela é mostrada levitando, sem apoios, com uma fumaça branca saindo da parte inferior e – incrivelmente – sem ninguém sobre ela.
Esta fumaça seria do resfriamento líquido feito por nitrogênio, algo que segundo a Lexus é necessário para que ela levite. Ela também revelou ao Gizmodo que o projeto já estava há 18 meses em desenvolvimento e atualmente está sendo testado em Barcelona. A fabricante não disse muito mais além disso no site criado para apresentar a hoverboard, que por sinal se chama Slide.
Nos últimos anos vários projetos de hoverboards sempre angariaram uma quantidade absurda de atenção na internet, seja pelo enorme desejo de geeks em tê-las ou pela enorme avanço tecnológico que elas representam. A que mais chegou perto foi a Hendo Hover, que levantou meio milhão de dólares em uma campanha no Kickstarter no ano passado – e mesmo assim, ela só levita mesmo sobre chapas de metal e por isso não parece ser tão avançada quanto a Slide da Lexus.
Pela falta de detalhes, então, estou cético. Há um dito em inglês que serve bem para acompanhar declarações pretensiosas e que não parecem verdade: take it with a grain of salt. A invenção parece ser tão inacreditável que acompanharei as próximas semanas com um saco metafórico de sal do meu lado.
Atualização – O Engadget conversou com a Lexus e descobriu: a Slide usa o mesmo princípio da Hendo Hover
e por isso só levita em superfícies de metal. Fuén.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.