Logos de patrocinadores da Copa do Mundo são alterados em protesto contra abusos no Catar • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Logos de patrocinadores da Copa do Mundo são alterados em protesto contra abusos no Catar

Após denúncias de abusos contra trabalhadores do país, designers pressionam marcas a se posicionarem

por Jacqueline Lafloufa

Não tem sido uma semana fácil para a FIFA. Além das notícias de que vários dirigentes da instituição foram detidos na Suíça devido à uma investigação de corrupção, a entidade também está tendo que lidar com diversas denúncias de abusos trabalhistas no Catar, país que deverá receber a Copa do Mundo de 2022.

Segundo diversas reportagens, as condições de trabalho no Catar são das mais deploráveis, com muitos associando-as com uma espécie de escravidão moderna (!) Trabalhadores nepaleses estariam falecendo com frequência assustadora, chegando a uma morte a cada dois dias (!!)

quatar-world-cup-2022-human-rights-abuse-brand-support-logo-2__880.0

tpNgEtx.0

Pressionando as principais marcas patrocinadoras a se posicionarem sobre esse assunto, designers se reuniram para alterar logos e campanhas de marcas como Coca-Cola, Adidas, Visa, McDonald’s, Sony, KIA, e tantos outras, associando-as às péssimas condições de trabalho do Catar.

quatar-world-cup-2022-human-rights-abuse-brand-support-logo-3__880.0 WlEjOeD.0

O impacto visual é incrível, e nem mesmo a última campanha da Coca-Cola, que transformou os laços da marca em soquinhos amigos passou ilesa: foi rapidamente transformada em duas mãos algemadas, remetendo às condições análogas à escravidão dos trabalhadores do país-sede da Copa de 2022.

Apesar das promessas do governo do Catar de melhorar a situação dos trabalhadores, a Anistia Internacional é enfática ao dizer que o país “promete pouco, e entrega menos ainda”. Quem sabe agora, com a reputação das marcas em jogo, algo possa acontecer.

i5ubaMB.0 n9Uojtk.0

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro