Cannes Lions 2006 • B9

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Cannes Lions 2006

por Carlos Merigo

Desde que comecei esse site, foram cinco edições do Festival de Cannes acompanhadas com afinco. Sempre de olho a cada minuto para conferir o shortlist, ver os ganhadores e, claro, para fazer uma seleção das peças que mais gostei para publicar aqui.

E nesse período, nunca vi um festival tão fraco como esse de 2006 (não vou nem comentar o desempenho pífio do Brasil). Eu poderia estar sendo chato, mas diversas pessoas já me disseram o mesmo. E, no meu ponto de vista, dois fatores são grandes culpados disso:

Primeiro, porque aquela idéia que acaba nela mesma não tem mais tanta graça como antes. Uma página dupla bacaninha continua sendo bacaninha, mas pronto, ela não é capaz de impressionar, de nos envolver como uma campanha integrada, com conteúdo e interativa é capaz. Ou seja, senão for relevante, não impacta, no máximo nos arranca um sorriso no canto da boca.

Esse discurso vocês já estão carecas de ouvir, certo? Por isso não vou repetir. Ainda falta muito para ficar realmente bom, mas esse tipo de ação vem crescendo e o mercado sabe da importância disso. Uma prova é que a interatividade e a integração das mídias é mais do que nunca pauta nas palestras do Festival.

A graça é ganhar Leão de Titanium, o resto é enfeite. É só ver o desempenho da Crispin Porter + Bogusky, ganharam tudo e mais um pouco fugindo completamente da mídia tradicional. Quebraram as barreiras da categorização no festival, mostraram que essa divisão “online” e “offline” já era.

Segundo, porque tudo o que está sendo premiado em Cannes nesse momento, nós já vimos de alguma forma. E onde? Nos blogs, no YouTube, na internet. Acabou a novidade que o festival sempre trazia.

Antes, Cannes servia de termômetro máximo. Estariam lá as melhores criações do mundo (fantasmas ou não), podíamos finalmente ver aquele comercial sensacional veiculado na Nova Zelândia, descobrir como uma ação inusitada nas ruas causou um imenso buzz em Joanesburgo e por aí vai.

E Cannes agora é o que? Apenas uma chancela dos dinossauros da publicidade para aqueles cases que já circulam na internet há muito tempo. O impacto das ações, dos conceitos, das idéias, nós é que medimos ao longo do ano.

É cada vez mais fácil saber quem vai ganhar Leão. É só medir o buzz que a idéia gerou nos blogs, o quanto ela viralizou, o quão foi comentada na redes sociais. E se a tendência são campanhas integradas e interativas, mais ainda vai estar tudo na internet.

Enfim, se quiser ver os premiados, acompanhe o Cannes Lions Live. Grande parte dos anúncios e cases certamente você já viu aqui ou em outros blogs por aí, mas se encontrar algo que considere realmente sensacional, deixe a dica aí nos comentários que publicarei mais tarde.

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