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Coca-Cola reforça slogan de felicidade com endereços web que funcionam com emojis

Unindo o uso dos emojis em aparelhos móveis com a universalidade do desenho

por Jacqueline Lafloufa

Uma das coisas mais interessantes do uso de emojis na comunicação digital é que eles não precisam de tradução. O desenho de um sorriso ou de um coração passa uma mensagem quase que universal, que funciona em diferentes idiomas.

Percebendo isso, a Coca-Cola de Porto Rico resolveu transformar a oportunidade em campanha, registrando domínios com emojis que se relacionavam com o conceito de felicidade.

Através de diversas mídias, os consumidores são convidados a acessar endereços com emojis e o sufixo .ws, que redirecionam para a página emojicoke.com. Nela, é possível se inscrever em um sorteio de links montados com emojis, que poderão ser usados para remeter para perfis de redes sociais, como Twitter ou Facebook.

coke-emoji-1

A escolha da Coca-Cola pelo uso do sufixo de domínio .ws é uma questão bem interessante. A marca conta que a ideia era referir à expressão “We Smile”, mas também é uma questão de dificuldade técnica: nem todos os registros de domínio permitem o uso de emojis.

coke-emoji-2

Os domínios mais clássicos, como .com, .net e .org não permitem o uso de caracteres especiais, por recearem comprometer a segurança do seu sistema. Isso porque existe uma modalidade de ataque, conhecida como “ataque homográfico”, que troca caracteres tradicionais por versões especiais que pareçam com as originais, com o intuito de ludibriar os usuários. É o caso do clássico uso do i maiúsculo no lugar do L minúsculo, que acontece em algumas redes sociais.

Superada essa limitação técnica, a Coca-Cola consegue atrair uma atenção especial da parcela da sua audiência que acessa dispositivos móveis, que pode se divertir ao acessar o site :).ws

Quem gostar da ideia também pode se divertir acessando algumas páginas da Wiki que definem o significado de alguns emojis, como é o caso dessa, dessa ou dessa

.

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