Ferramenta Curator, do Twitter, facilita a curadoria e cria timelines embedáveis
Lembra bastante o Storify, só que exclusivamente para tuítes
Apresentado durante uma conferência em Londres, o Curator é a nova ferramenta do Twitter para ajudar quem precisa fazer curadoria de tuítes, seja para embedar em sites ou para mostrar na tela da TV.
O Curator funciona de forma bastante semelhante ao Storify, e chega a ser um spin off de uma ferramenta que já estava disponível no TweetDeck, auxiliando na criação de timelines personalizadas, chamadas de “Coleções”.
Além de permitir a seleção de tuítes e vines para coleções, como essa do Grammy, criada pelo TNW, o Curator também permite ver os trending topics mundiais e locais e verificar quais programas de TV ou eventos esportivos estão em alta no momento.
(essa é uma imagem, não um embed; o Twitter está limitando o embed de coleções para os proprietários delas)
Entre os critérios de busca de tuítes, está a possibilidade de filtrar resultados de tuiteiros com alto número de seguidores, por influência, localização ou até “sentimento” expresso no tuíte, informações que o Twitter vai tornar acessíveis através do web app do Curator.
Depois de terminado o processo de curadoria, os usuários do Curator poderão criar um código para embedar a coleção, e produtores de TV poderão inclusive criar artes para incluir os tuítes diretamente na programação.
Quem precisa fazer relatório de resultados também ganha uma vantagem com o Curator: cada coleção terá uma página de dados analíticos específicos para os tuítes que fazem parte daquela curadoria, mostrando volume de tuítes, número de autores, postagens pelas horas do dia e até uma demografia básica, com porcentagem de homens e mulheres que interagiram naquela seleção.
Lógico que o Storify continua sendo interessante, inclusive porque ele permite mesclar conteúdos de diversas redes sociais, mas o Twitter se esmerou em fazer do Curator uma ótima ferramenta para quem estiver focado nos seus serviços.
A princípio, o Curator estará disponível apenas para parceiros do Twitter. Jornalistas que se interessarem pela ferramenta precisam acionar seus contatos dentro do Twitter para terem o acesso liberado para os seus perfis.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.