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Nike, Adidas e Puma

por Carlos Merigo

A Copa do Mundo começa daqui a pouco já começou e, como muita gente, estou ansioso não só pelos jogos, mas para ver como a era do “we the media” vai cobrir o evento. Você pode começar conferindo a lista do Marmota de blogs para acompanhar o mundial.

Mas, além de tudo isso, de partidas emocionantes entre seleções, de disputas para ver quem faz a melhor cobertura, de blogs e “pessoas comuns” não dando a mínima para as restrições da FIFA, uma outra briga acirrada vai acontecer dentro e fora do campo: Nike, Adidas e Puma vão tentar de todas as formas se impor nesse Mundial.

A Adidas, por ser a patrocinadora oficial, está gastando muito mais do que suas adversárias para divulgar sua marca no evento. Mesmo assim, a maioria das pessoas continua achando que a Nike patrocina a Copa do Mundo, porque eles simplesmente conseguem se apropriar da filosofia “futebol” como ninguém. Nesse artigo você pode ver como a marca do “swoosh”, com muita guerrilha e marketing viral, consegue se sobrepor a Adidas.

A Puma corre por fora, mas consegue ser extremamente simpática e mobilizadora ao se posicionar como patrocinadora do continente africano. É a mensagem de que a força da África pode surpreender os grandes e, teoricamente, inabaláveis times europeus e sul-americanos (apesar da marca também patrocinar algumas seleções deste eixo).

Na internet, todas elas encontraram uma forma de disponibilizar conteúdo e muito entretenimento para os fãs de futebol. A Adidas aproveita seus milhões gastos para oferecer muito muito material oficial, informações mais do que completas do torneio, de todos os estádios, tabelas, simulações e o desafio Impossible Team.

A Nike e seu Joga Bonito, que todo mundo já conhece e viu até reality show na TV. Não importa quantas bolhas causem nos pés do gordinho, Ronaldinho Gaúcho e seu discurso de amor pelo esporte vencem tudo.

A Puma também tem seu próprio site dedicado ao futebol, e um game divertido (mas pesado) em que você enfrenta o goleiro da seleção italiana, Gianluigi Buffon.

O mais bacana é como a Puma está divulgado seu site. Apesar de não ser algo novo, porque essa idéia já foi utilizada inclusive no Brasil, a marca está deixando fotos Polaroid perdidas por aí, com o a frase “escrita a mão”: Willkommen Zum Fussball”. No verso, a mensagem: “Examine the evidence at puma.com”.

| Dica de Isabella Mulholland

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