Fuja do sofá • B9

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Fuja do sofá

por Carlos Merigo

Durante a cobertura da 18º Semana Internacional de Criação, falei bastante sobre a construção de “lovemarks”, um tópico abordado pelo Pablo Del Campo, CEO e Diretor Geral de Criação da Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi.

O conceito das “lovemarks” é criar uma relação de amor e respeito entre marca e consumidor. Como exemplo, Pablo citou a Nike, que ao invés de apenas anunciar seus produtos, aborda em seus comerciais temas como a paixão pelo esporte ou do quão faz bem praticar alguma atividade física. A Adidas também faz isso na sua campanha “Impossible Is Nothing”, que está sendo veiculada atualmente aqui no Brasil.

É necessário envolver a vida do consumidor, faze-lo se identificar com a marca atingindo justamente o seu lado emocional. Dentro disso, está implícito principalmente um dos maiores dogmas da publicidade, que é criar o desejo, a necessidade nas pessoas e, certamente, a maneira mais efetiva de se fazer isso não é apenas estampar o produto com o preço escrito em letras garrafais.

Mantendo-se dentro do universo esportivo, o comercial da Reebok que trago aqui hoje carrega justamente essa intenção de se criar uma “lovemark”. Os criativos da Lowe do Reino Unido poderiam falar dos tênis supertecnológicos e cheio de firulas da empresa, poderiam citar os moletons e uniformes caríssimos, mas não, preferem mostrar numa grande brincadeira que devemos deixar a sedentarismo de lado e praticar atividades físicas.

O filme começa com um homem com cara de preguiça estatelado no sofá zapeando com o controle remoto. Como não acha nada interessante ele resolve desligar a TV, mas quando vai se levantar o sofá parece segurá-lo.

O homem insiste, tenta levantar de toda forma, mas o sofá não deixa. Inicia-se então uma luta bizarra entre os dois, o sofá parece disposto a tudo para fazer com que seu dono não saia de casa. A briga se estende por todo o apartamento, mostrando uma situação muito bem-humorada e inusitada. No final, o título: “Fuja do sofá”.

Esse é o tipo de anúncio que chama a atenção de qualquer público, falando de uma forma leve e inteligente que devemos praticar esportes. E perceba, além da assinatura no final, o comercial não fala da Reebok e seus produtos em momento algum. Esse é o princípio da “lovemark”, um posicionamento que cria a longo-prazo uma grande relação de amor e respeito com os consumidores.

Intitulado de “Sofa”, o anúncio ganhou Leão de Ouro no Festival de Cannes 2002, Prata no Clio Awards 2003, Prata no Art Director’s 2002, Ouro no Festival de Nova York 2002, Grand Prix no Kinsale 2002 (Festival Internacional de Publicidade de Irlanda), Epica 2002 e British Television Craft Awards 2002.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 4.13 MB.

No próximo post estarei trazendo um outro comercial da Reebok, onde um homem é perseguido por uma barriga (sim, isso mesmo que vocês entenderam…).

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