Agência brasileira imagina como seria um rebranding global da Xiaomi
A proposta seria para ajudar a globalizar a gigante chinesa, que já é a 3ª marca de smartphones mais vendida no mundo
Inspirada por estudos de caso como o do estudante Andrew Kim, que propôs um novo visual para a marca da Microsoft, a agência brasileira Neelkeen se propôs um interessante desafio: criar uma nova identidade para a gigante chinesa Xiaomi, tirando um pouco do ‘look and feel’ asiático e propondo algo mais global.
A Xiaomi é hoje considerada a 3ª marca de smartphone mais vendida no mundo, número elevadíssimo inclusive pela sua enorme presença no mercado asiático, que é bastante populoso. No entanto, a Xiaomi ainda mantém muito do seu lado oriental – por exemplo, atualmente a mascote da marca tem uma estrelinha vermelha no gorro. Qualquer semelhança com a bandeira da China não é acidental.
Em apenas 3 dias de trabalho focado, a Neelkeen criou o conceito “you and Mi”, que reforçaria o relacionamento dos consumidores com a marca Mi e traria um ar mais globalizado para a marca.
Um novo ícone, apelidado de “feedback infinito”, também representa a dinâmica dos fãs com a marca. Criado pelo designer Daniel Gouw, o pictograma pode ser compreendido por diversas culturas, o que ajuda a superar qualquer resistência que consumidores ocidentais venham a ter com produtos de origem chinesa. “Mais do que simplesmente internacionalizar o visual da marca, queríamos que o símbolo representasse a união entre a Mi e os seus fãs”, explica ele.
Os resultados podem ser conferidos no site youandmi.co, onde o estudo é apresentado.
Quem disse que apenas os gringos fazem bons trabalhos conceituais, não é mesmo?
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.