Stop Holland | EA
Vocês sabem como é a rivalidade entre Brasil e Argentina. Não é um jogo de futebol, é uma batalha campal. O mesmo sentimento que compartilhamos diante de um confronto desses, alemães e holandeses tem quando vêem suas seleções se enfrentarem.
Porém, mais do que os jogos em Copas (como a final em 1974) e a história no futebol, a rivalidade entre os dois países diz respeito à história de verdade. Eles alimentam essa disputa com o legado deixado pela Segunda Guerra Mundial. Muita gente considera piada de mau gosto, mas o fato é que os holandeses tiram sarro da guerra e estão comprando aos montes capacetes que imitam os usados pelos soldados nazistas para acompanhar a Copa do Mundo.
E do mesmo jeito que a publicidade brasileira explora nossa rivalidade com os argentinos, a publicidade européia faz o mesmo lá. Um exemplo é nova ação viral criada pela agência alemã Jung von Matt para o 2006 FIFA World Cup, game da Electronic Arts.
A idéia é mostrar o horror inimaginável que seria para os alemães se a Holanda vencesse a Copa do Mundo (e o pior, em solo alemão). Um vídeo mostra o dia 9 de Julho de 2006, em Berlim, se isso realmente acontecesse, e fecha com a assinatura: “Não deixe esse pesadelo virar realidade”.
No site Stop-Holland.de as pessoas podem torturar holandeses com insultos, participar de um mural e apertar um botão de pânico cada vez que um holandês chato aparecer berrando (tem mais coisas, mas não consegui decifrar).
Conteúdo viral extremamente relevante, com entretenimento, que aproveita muito bem essa tensão e ansiedade pré-Copa.
| PS: Alemanha e Holanda só podem se cruzar na Copa 2006 a partir das quartas-de-final.
| PS2:
Imaginem a Argentina sendo campeã do mundo na Copa de 2014, no Brasil. É, dá pra atender o medo dos alemães…
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