Não Obstante #5 – Filosofia do Design – uma aposta pós-prometeica? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Não Obstante #5 – Filosofia do Design – uma aposta pós-prometeica?

com Marcos Beccari e Daniel B. Portugal

por Anticast

Olá designófilos!

Finalmente chegamos ao quinto episódio do Não Obstante, contando novamente com a apurada edição de Felipe Ayres e com uma aquarela de Marcos Beccari na vitrine.

Neste programa, Marcos Beccari conversa com Daniel B. Portugal sobre o artigo de Bruno Latour (2008) intitulado Um Prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design (com especial atenção a Peter Slotedijk), recentemente traduzido pelo próprio Daniel B. Portugal, junto a Isabela Fraga (links abaixo). Resultante de uma palestra que o filósofo francês proferiu em um congresso de História do Design, este artigo traz a metáfora de um “prometeu cauteloso” como proposta para uma filosofia do design que, para o autor, teria o filósofo alemão Peter Sloterdijk como principal pensador. Seguindo tal proposta, Beccari e Daniel delineiam um modo de pensar o design que não se submete àquilo que tradicionalmente é considerado como útil, sério, profundo e necessário. Mais do que isso, discutem como o design pode estar associado à compreensão de que nossa existência é um artifício, que não existe uma natureza em oposição ao artificial, e que todas as questões ontológicas são na verdade hermenêuticas, ou seja, embalagens dentro de embalagens.

Faça download do episódio aqui
>> 0h17min11seg Pauta Principal
>> 1h30min58seg Música de encerramento: “LUX”, da banda Ez3kiel.

Links
Site Filosofia do Design
PDF do artigo “Um Prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design (com especial atenção a Peter Slotedijk)”
“O Prometeu cauteloso de Bruno Latour”, post do Daniel B. Portugal
“Existe filosofia do design? Um debate em aberto”
“O guarda-chuva invisível de Duchamp”, post de Marcos Beccari

iTunes
Ouça o Não Obstante através do feed do AntiCast no iTunes.
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Twitter: @anticastdesign e @filosofiadesign
Fanpage no Facebook: AntiCast e Filosofia do Design
E-mail: [email protected] e [email protected]

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro