Por um milhão de motivos
Este é um comercial que ganhou até certa fama aqui no Brasil, por ter sido exibido pela MTV que o aproveitou como uma campanha para incentivo de uso da camisinha.
Porém, o filme trata-se de uma ação muito bem executada pela agência McCann-Erickson de Manchester, Inglaterra, para a Durex. A marca é líder de vendas na Europa, mas após pesquisas descobriu-se que a imagem da empresa precisava ser mudada.
A Durex não conseguia atingir o público jovem, pois era vista como um produto antigo, velho, que os novos consumidores rejeitavam por pensar: “Essa é a marca que meu pai usa…”. O objetivo da nova campanha foi justamente mudar essa percepção e fazer o público jovem utilizar os preservativos da Durex.
Mas havia um problema, era preciso atingir o público de 18 a 24 anos de uma forma que não denegrisse ou afastasse a marca dos velhos usuários. A solução encontrada foi integrar uma série de ações, que incluíram patrocínio a programas da MTV, divulgação em casas noturnas e diversas outras mídias focadas no público-alvo.
Um dos objetivos foi associar a marca o universo juvenil, considerando que cerca de 20 milhões de jovens europeus freqüentam baladas.
O filme propriamente dito, parte de uma simples verdade: a cada ejaculação, o homem libera aproximadamente 100 milhões de espermatozóides. Por isso, o grande mote da campanha é: “Durex. Por um milhão de motivos”.
Outra questão, é que um jovem do sexo masculino é principalmente motivado pelo sexo quando sai de casa para freqüentar bares e casas noturnas. E em pesquisas realizadas, ambos os sexos concordaram que o homem age de maneira dimensional, é vaidoso e dirigido pelo sexo, alguns apontaram até o problema da ejaculação precoce.
É por esses motivos que o comercial não poderia ser visto como uma forma de pregação do “sexo seguro”, por isso o filme coloca a Durex no centro do ato sexual e oferece uma boa razão para se usar camisinha. O humor e o senso de ridículo dão conta de não afastar a audiência de outros públicos.
O comercial começa mostrando um jovem típico que sai para encontrar uma garota. Atrás dele, os milhões de espermatozóides o seguem, parecendo mais ansiosos para o encontro do que o próprio rapaz.
Ao avistar a garota, os espermatozóides saem em disparada em direção a ela, mas são barrados por uma parede de látex, que é a própria camisinha. Sendo assim, o jovem sai tranqüilamente com sua namorada.
Para se ter uma idéia de como essa campanha se estendeu, a Durex chegou a colocar homens vestidos de espermatozóides em várias cidades da Europa, incluindo ações em Ibiza, a maior balada do mundo (um dia eu vou pra lá…hehehe).
O filme intitulado de “Square”, ganhou o Leão de Prata no Festival de Cannes 2002, Ouro no Euro EFFIE 2003 e Epica Awards 2001.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 3.20 MB.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.