Fotógrafo registra “a morte da conversa”
Babycakes Romero mostra como as pessoas estão cada vez mais absorvidas por seus smartphones
Babycakes Romero é um fotógrafo de rua que dedica-se a registrar tudo o que chama sua atenção no mundo ao seu redor. E, nos últimos tempos, o que tem chamado sua atenção é a forma como as pessoas estão cada vez mais distraídas por seus gadgets e não prestam atenção em quem está ao seu lado. Essa percepção é o ponto de partida da série fotográfica The Death Of Conversation, que ele publicou recentemente no Bored Panda.
No texto que acompanha as imagens, Romero explica que não é contra a tecnologia mobile, especialmente por conta das facilidades que ela proporciona. Por outro lado, ele acredita que o uso excessivo dos aparelhos têm tornado as pessoas seriamente entediadas – basta notar as expressões das pessoas que ele fotografou.
É fato que, com um smartphone na mão, a gente fica com as cabeças abaixadas muito mais tempo do que deveríamos – Gary Turk já havia mostrado isso em Look Up. Por outro lado, talvez seja exagero dizer que esta é a morte da conversa, já que as pessoas continuam se comunicando, só que usando outros meios.
No final, é sempre a mesma história: o problema não é a tecnologia, mas como as pessoas as usam. Bater um papo com quem está ao seu lado pode ser ótimo – ou não. Cabe a cada um descobrir o que funciona melhor para si mesmo.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.