Apple precisou aplacar fúria contra álbum opt-out do U2 com um site • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Apple precisou aplacar fúria contra álbum opt-out do U2 com um site

Por que será que um álbum grátis precisou de uma ferramenta para ser excluído de iClouds de diversos usuários?

por Jacqueline Lafloufa

Durante o lançamento da sua nova geração de iPhones, a Apple fez algo inovador: lançou também o retorno do U2, com a estreia do álbum “Songs of Innocence”. A iniciativa custou meros 100 milhões de dólares para a empresa de Tim Cook, mas pecou em um detalhe: funcionava como um opt-out. Ou seja, os usuários já tinham o álbum nas suas bibliotecas, e precisariam removê-lo se não quisessem tê-lo em suas ‘prateleiras virtuais’.

Provavelmente o ‘é de graça, todo mundo vai querer’ pode ter ecoado, mas talvez o que não se tenha lembrado é a conexão intimista das pessoas com a música. O que será que significa para um aficionado por música ter o novo álbum do U2 em sua coleção?

Em uma relação bem rasa, seria como se uma pessoa que detesta funk tivesse que ter o álbum da Tati Quebra Barraco na sua lista de canções, ou se alguém que odeia sertanejo ‘ganhasse’ um álbum do César Menotti e Fabiano. É algo de enfurecer. E foi exatamente o que aconteceu com a Apple, que se viu pressionada a criar uma página que ensina o passo a passo para remover o álbum, novo e grátis, da sua lista de canções do iCloud.

u2-apple-songs-of-innocence

  A curadoria de uma playlist é algo importante para os fãs de música. Para alguns deles, ter o novo álbum do U2 em sua coleção era uma infâmia, e era preciso se mover para reparar o erro. 

David Holmes, do Pando Daily, lembra que isso pode ser uma luz no fim do túnel para o cenário musical: não importa que a música se tornou tão commodity que a Apple está dando discos por aí. O que interessa mesmo é que aquela relação de identidade pessoal com a música permanece, mesmo que a linha de iPods clássicos esteja sendo descontinuada.

A curadoria de uma playlist ainda é algo importantíssimo para os fãs de música. E, para alguns deles, ter o novo álbum do U2 em sua coleção era uma infâmia tão grande que era preciso se mover para consertá-la.

E assim descobrimos que o primeiro álbum opt-out da história não foi bem recebido. Às vezes, as pessoas não querem algo nem de graça.

Confira também:
[Refletor] A Apple e o disco do U2 que apareceu no seu computador

 

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro