Microsoft compra Mojang e Minecraft por 2,5 bilhões de dólares • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Microsoft compra Mojang e Minecraft por 2,5 bilhões de dólares

Os fundadores deverão deixar a empresa; segundo ‘Notch’, o criador do Minecraft, o peso das trollagens foi determinante

por Jacqueline Lafloufa

O rumor já circulava no jornalismo de games há alguns dias, e foi confirmado nesta segunda-feira: a Microsoft arrematou a compra da Mojang e do Minecraft, em um acordo avaliado em 2,5 bilhões de dólares.

Atualmente considerado como o jogo mais popular do Xbox, com mais de 2 bilhões de horas jogadas, colecionando mais de 100 milhões de downloads para PC e frequentemente no topo da App Store e da Play Store, o Minecraft é um sucesso, e uma ótima aquisição para a Microsoft. Por enquanto, ficou decidido que boa parte dos funcionários da Mojang vão se tornar funcionários da Microsoft Studios, mas os fundadores Markus ‘Notch’ Persson, Carl Manneh e Jakbok Porser irão deixar a empresa assim que a negociação for concluída.

Em seu blog pessoal, ‘Notch’ revela que parte da decisão de deixar a empresa é por conta de trollagens que ele vinha sofrendo nos últimos anos. “Eu não me vejo como um verdadeiro desenvolvedor de games. Eu faço jogos porque isso é divertido, e porque eu amo games e amo programar, mas eu não faço os jogos com a intenção de fazê-los se tornarem sucesso”, confessou ele no início do seu texto, que segue relatando os problemas que ele enfrentou por conta da sua fama dentro do mundo dos games.

“Eu fiquei em casa por algumas semanas, por conta de um resfriado forte, quando a internet explodiu em ódio contra mim sobre uma situação em que eu não estava envolvido”, explicou sobre os bastidores de um tuíte em que ele oferecia suas ações para algum interessado.

 Em seu blog pessoal, ‘Notch’ revela que parte da decisão de deixar a empresa é por conta de trollagens que ele vinha sofrendo nos últimos anos. 

Segundo seu relato, ele parece ter reconhecido similaridades entre a trollagem a que ele estava sendo exposto e a que teria sido feita contra Phil Fish ao assistir o vídeo “This is Phil Fish”, que retrata a crueldade com que a ‘audiência’ é capaz de tratar um famoso da web, transformando a vida de alguém ‘normal’ em um verdadeiro inferno virtual. A história do colega desenvolvedor de games parece ter funcionado como um alerta para Notch, que decidiu ‘tomar as rédeas’ da situação’. Para alguém que recentemente foi responsável pelo game reflexivo “se afogando em problemas”, Notch parece ter encontrado na venda da empresa para a Microsoft uma forma de evitar a submersão completa nessa indesejada fama cibernética, sem deixar de manter a comunidade dos seus games bem atendida.

“Eu me tornei um símbolo. Eu não quero ser um símbolo, responsável por algo tão grande que eu não compreendo, que eu não quero trabalhar com, e que continua me perseguindo. Eu não sou um empreendedor. Eu não sou um CEO. Eu sou um nerd de programação de computadores que gosta de dar a sua opinião no Twitter”, desabafa, antes de esclarecer que assim que o acordo com a Microsoft for formalizado, ele deixará a empresa e voltará a se dedicar a pequenos e empolgantes projetos.

“Considerando que minha imagem pública já não anda muito bem, eu não espero sair ileso de comentários negativos, mas pelo menos agora eu não vou me sentir obrigado a lê-los”, esclareceu ele.

“[Essa decisão de vender a empresa e sair dela] não é sobre dinheiro. É sobre a minha sanidade”

Pelo que parece, o fator bullying

digital foi bem decisivo na venda da empresa e no abandono dela pelos seus fundadores. A aquisição ainda precisará passar pela aprovação de órgãos regulatórios, como ocorre normalmente nesse tipo de transação, e acredita-se que o processo seja concluído antes do fim deste ano.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro