O escultor
Eis aqui um clássico da publicidade. Foi criado e veiculado em 2002, mas mesmo assim é um filme que já entrou para a história da propaganda. Veiculado inclusive no Brasil por um bom tempo, se tornou bastante conhecido e comentado por aqui.
Trata-se do anúncio “The Sculptor” da Peugeot, criado pela filial italiana da agência Euro RSCG. Nele, vemos um rapaz indiano, que não satisfeito com o seu carro “quadradão” resolve dar uma recauchutada básica no veículo.
Para tanto, o jovem toma medidas drásticas. Primeiro bate com o carro a toda velocidade em um muro, da ré e amassa a traseira também. As pessoas na rua olham atônitas, sem entender o que se passa, assim como você.
Mas isso é só o começo. Para dar um jeitinho no capô, nada como a ajudinha de um elefante, que senta no carro com suas poucas toneladas. E dando continuidade ao processo de transformação, umas marretadas caem muito bem.
O espectador logo chega a conclusão de que tudo não passa de uma maluquice do indiano. Porém, quando ele abre uma página de revista com um anúncio do Peugeot 206, tudo fica claro.
Tendo o carro francês esculpido na sua velha caranga, o rapaz sai as ruas e chama a atenção de todo mundo. Ao final do filme, o título: “Peugeot 206. Irresistível.”
Com muito bom humor, o anúncio mostra o quanto o Peugeot 206 é desejado e admirado, principalmente pelo seu charmoso design.
Claramente voltado para o público jovem, o mais incrível deste filme é que ele cativa e é vendedor mesmo se passando em um ambiente pouco conveniente para comerciais da indústria automobilística: o terceiro mundo.
Talvez uma maneira bastante peculiar de se mostrar que o carro da Peugeot é querido em qualquer parte, em qualquer lugar. E além do mais, a atmosfera ajuda a potencializar o clima de comédia do anúncio.
É uma peça simplesmente arrebatadora de prêmios. Veja a lista:
Leão de Ouro no Festival de Cannes 2003
Ouro no CLIO Awards 2003
Ouro no Art Directors Club 2003
Ouro no Festival de Nova York 2003
Ouro no Caucasus International Festival of Advertisement 2002
Grand Prix no SATCAR – European Festival of Car Advertising Films
Ouro no Epica 2002
Ouro no International Andy Awards 2003
Prata no International Automotive Advertising Awards 2002
Ouro no The Cresta Awards 2003
Grand Prix no Eurobest 2002
Ouro no The Gunn Report 2003
para fazer o download do filme em formato .mpg. O arquivo tem 3.61 MB.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.