SXSW 2014: Design Thinking, muito se fala, pouco se faz • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2014: Design Thinking, muito se fala, pouco se faz

Transformando uma página em branco em uma ideia matadora

por Fernando Weno

Muita gente hoje acredita e apóia as práticas de design thinking. No entanto, é ainda muito raro ver as pessoas aderindo efetivamente a esse tipo de método, uma vez que isso provoca mudanças em processo. E mudar dá trabalho.

Na sessão “Transformando uma página em branco em uma ideia matadora”,dois profissionais falaram do seu processo criativo: Matthew Diffee, um cartunista que trabalha sozinho, e JB Hopkins, um facilitador de sessões criativas em grupo.

Diffee é responsável pelas charges diárias do New York Times e conta que começa preenchendo uma folha em branco com mindmaps e listas aleatórias em forma de texto. Em seguida, uma seleção de ideias interessantes são rascunhadas diversas vezes até chegar em uma piada visual que valha a pena ser finalizada.

Já o facilitador JB Hopkins, que tem a função de mediar brainstorms, registra as discussões visualmente e organiza insights que atendam o objetivo principal da sessão. A partir de estímulos visuais (sem textos), nossa mente pode fazer diferentes leituras resultando em conexões mais variadas. Dessa forma aumentamos a chance de gerar mais ideias.

É curioso que um cartunista comece do texto para o visual, enquanto nas sessões em grupo o visual funcione melhor como estímulo inicial para então partir para as descrições em texto.

Em outras discussões no SXSW sobre processo criativo e design thinking, todos reforçam os clichês que muitas vezes deixamos de lado:

<li>Quantidade de ideias é melhor do que a qualidade delas, ao menos nas primeiras sessões</li> 


Ter uma noção clara de “onde queremos chegar com esse brainstorm” ajuda a manter o foco da equipe, sem dar chance para aqueles momentos de silêncio
<li>Construir sobre ideias dos outros é essencial. Destruir críticas como o senhor supremo da verdade pode ter efeito devastador em processos de brainstorming.</li>


  • Autoria coletiva melhora muito o resultado do processo. Reforçar de quem partiu a ideia não acrescenta nada ao projeto, exceto ao seu ego.

  • Um bom exemplo de design thinking é o próprio SXSW e sua infinidade de sessões. O comportamento de navegar entre diferentes palestras e iniciativas pode ser ampliado em qualquer lugar que você for para aprender algo novo.

    Desde conversas sobre o perfil dos passageiros que um taxista atende ou assistir um filme de biologia marinha para discutir com o cara que leva os cachorros pra passear. Quanto mais inspirações e conversas rolarem, mais vasto será o seu repertório de informações. É exatamente nesse território que as inovações acontecem.

    Dica que aprendi: ter uma noção clara de “onde queremos chegar com esse brainstorm” ajuda a manter o foco da equipe, sem dar chance para aqueles momentos de silêncio da galera, esperando pela ideia matadora.

    A pergunta que não quer calar: provavelmente a maioria aqui conhece as regras para um bom brainstorm, como os exemplos citados. E por que deixamos de usar as ferramentas de design thinking em nossa rotina?

    [Ilustração: Fernando Weno

    ]

    LEIA MAIS SOBRE:
    todo tipo
    de conversa
    para quem quer
    sair do raso
    Photo by Redd F on Unsplash

    transforme sua marca em conversa
    conte com o b9

    20 anos de pioneirismo digital

    Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

    negocios.b9.com.br
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro
    • Logo de parceiro