Facebook oficializa os Premium Video Ads, anúncios em vídeo com autoplay
Novo formato será liberado aos poucos para os anunciantes da rede social
Após alguns meses de testes com parceiros selecionados, o Facebook apresentou oficialmente os Premium Video Ads, vídeos de 15 segundos que poderão ser promovidos na rede social.
Apesar do autoplay, que logo de cara já assustava pelo incômodo que causaria aos usuários, os Premium Video Ads se apoiam um pouco no sucesso dos GIFs animados – ao aparecerem no feed de notícias do Facebook, os vídeos estarão mudos, apenas com a sequência de imagens sendo acionada automaticamente. Caso o usuário se sinta interessado e clique no anúncio, aí sim o vídeo será reiniciado, exibido em tela cheia e com o som ativado.
Os Premium Video Ads se apoiam um pouco no sucesso dos GIFs – ao aparecerem no feed do Facebook, os vídeos estarão mudos, e só a sequência de imagens será acionada automaticamente.
A vantagem dessa implementação é a possibilidade do usuário simplesmente continuar rolando a tela e não ser importunado. Para o anunciante, o grande destaque é que essa inserção será paga pelo número de visualizações ocorridas. A compra desse formato publicitário é feita direcionada a um determinado segmento e com uma audiência estimada dentro de um período. A entrega dos vídeos é mensurada por uma empresa terceira, a Nielsen Online Campaign Ratings (OCR), e é a partir dessa medição da Nielsen que o pagamento é feito. Passa um pouco mais de idoneidade para o sistema e cria uma boa percepção de custo-benefício para as campanhas.
Os Premium Video Ads serão oferecidos aos poucos, inicialmente com parceiros norte-americanos, já que o Facebook criou um verdadeiro controle de qualidade dos vídeos a serem divulgados na rede social. “Estamos trabalhando com a Ace Metrix para nos ajudar a avaliar e definir quão engajador o vídeo é, antes que ele chegue a aparecer no Facebook. Queremos garantir a qualidade do vídeo e avaliar indicadores como potencial de ser assistido, significância e ressonância emocional”, esclareceu Susan Buckner, gerente de marketing de produto do Facebook.
Anunciar com esse formato, no entanto, não será nada barato. Segundo o AdAge
, um dia de divulgação de anúncios em vídeo para um dos 4 grandes grupos demográficos da rede social (mulheres abaixo dos 30, homens abaixo dos 30, mulheres acima dos 30 e homens acima dos 30) custaria 1 milhão de dólares.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.