★ Designers de todo o país podem participar do concurso da marca do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro • B9

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★ Designers de todo o país podem participar do concurso da marca do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro

Símbolo será usado nas comemorações de 2015

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Autor de marcas que até hoje fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, o desenhista gráfico pernambucano Aloísio Magalhães (1927-1982) deixou como um de seus principais legados o símbolo da comemoração do IV Centenário do Rio de Janeiro. Passados 50 anos, a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450 e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, convida a comunidade de designers de todo o Brasil a desenvolver um símbolo que traduza os 450 anos do Rio de Janeiro.

As inscrições para o concurso, cujo edital está disponível em rio450anos.com.br, vão até o dia 3 de fevereiro. Os cinco finalistas receberão R$ 15 mil pela criação de dois projetos de marca. O designer vencedor ganhará um prêmio total de R$ 125 mil. 


A marca deve simbolizar, durante o aniversário de 450 anos, o que é mais carioca e celebrar a existência e persistência desse canto de terra que, entre o mar e a montanha, encanta o mundo. Promover um concurso público para a seleção dessa marca demonstra a preocupação da administração municipal em, além de conquistar um resultado de qualidade, fazer com que essa classe profissional apresente seus olhares sobre a cidade, estimulando a reflexão sobre o Rio que somos e que queremos. Além disso, o concurso reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a economia criativa e a inovação.

Entre os critérios para a escolha da marca dos 450 anos, está a fácil reprodutibilidade do símbolo. O Comitê Rio450 e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desejam que a marca seja apropriada pela população, a exemplo do que aconteceu com o desenho criado por Aloísio Magalhães. Na ocasião, em vez de optar por um dos cartões-postais da cidade, Magalhães optou pelo algarismo quatro, criando um símbolo geométrico que captou o espírito da festa de 400 anos com maestria e que ainda se faz presente na paisagem carioca.

O concurso é composto de três fases, sendo a primeira de habilitação técnica e jurídica. A segunda prevê uma entrevista para a apresentação conceitual da marca dos 450 anos. Apenas cinco escritórios seguem para a etapa final. Cada finalista receberá R$ 15 mil para o desenvolvimento de duas identidades visuais. O grande vencedor prestará um acompanhamento ao longo de três meses para a implementação da marca vencedora.

PARTICIPE! rio450anos.com.br

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[Esse post é trazido a você por Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro. Texto de responsabilidade do anunciante.]
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