★ Designers de todo o país podem participar do concurso da marca do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro
Símbolo será usado nas comemorações de 2015
Autor de marcas que até hoje fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, o desenhista gráfico pernambucano Aloísio Magalhães (1927-1982) deixou como um de seus principais legados o símbolo da comemoração do IV Centenário do Rio de Janeiro. Passados 50 anos, a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450 e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, convida a comunidade de designers de todo o Brasil a desenvolver um símbolo que traduza os 450 anos do Rio de Janeiro.
As inscrições para o concurso, cujo edital está disponível em rio450anos.com.br, vão até o dia 3 de fevereiro. Os cinco finalistas receberão R$ 15 mil pela criação de dois projetos de marca. O designer vencedor ganhará um prêmio total de R$ 125 mil.
A marca deve simbolizar, durante o aniversário de 450 anos, o que é mais carioca e celebrar a existência e persistência desse canto de terra que, entre o mar e a montanha, encanta o mundo. Promover um concurso público para a seleção dessa marca demonstra a preocupação da administração municipal em, além de conquistar um resultado de qualidade, fazer com que essa classe profissional apresente seus olhares sobre a cidade, estimulando a reflexão sobre o Rio que somos e que queremos. Além disso, o concurso reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a economia criativa e a inovação.
Entre os critérios para a escolha da marca dos 450 anos, está a fácil reprodutibilidade do símbolo. O Comitê Rio450 e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desejam que a marca seja apropriada pela população, a exemplo do que aconteceu com o desenho criado por Aloísio Magalhães. Na ocasião, em vez de optar por um dos cartões-postais da cidade, Magalhães optou pelo algarismo quatro, criando um símbolo geométrico que captou o espírito da festa de 400 anos com maestria e que ainda se faz presente na paisagem carioca.
O concurso é composto de três fases, sendo a primeira de habilitação técnica e jurídica. A segunda prevê uma entrevista para a apresentação conceitual da marca dos 450 anos. Apenas cinco escritórios seguem para a etapa final. Cada finalista receberá R$ 15 mil para o desenvolvimento de duas identidades visuais. O grande vencedor prestará um acompanhamento ao longo de três meses para a implementação da marca vencedora.
PARTICIPE! rio450anos.com.br
————————————————————————————————————————————————————-
[Esse post é trazido a você por Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro. Texto de responsabilidade do anunciante.]
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.