Como ganhar dinheiro jogando 2 milhões no lixo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Como ganhar dinheiro jogando 2 milhões no lixo

por Carlos Merigo

A semana passada inteira eu comentei tudo o que vi na 18º Semana Internacional da Criação Publicitária. Agradeço a todos que acompanharam a cobertura e deixaram suas opiniões nos comentários. Espero que tenham gostado.

Porém, sei também que receberei cobranças, pois o que eu fiz de promessas…até perdi a conta. Bom, então vou começar cumprindo uma delas.

Para ilustrar o conceito de “disruption”, Gerry Graf, Coordenador de Criação da TBWA Chiat Day, apresentou em sua palestra na Semana da Criação um comercial absolutamente fantástico. Tão idiota mas tão pertinente para a situação, que chega a ser genial.

A E*trade é uma empresa online de consultoria em investimentos financeiros. Ela lhe diz onde é melhor aplicar, o que poder ser mais rentável e etc. Segundo Gerry, existia uma certa desconfiança das pessoas quanto a esse tipo de serviço, afinal, quem é mais indicado para saber onde enfiar seu dinheiro do que você mesmo?

Portanto, a campanha publicitária para a E*trade precisaria ser ousada, mostrar que você pode perder dinheiro ou deixar de ganhá-lo se não fizer a coisa certa com ele.

Outra questão, todo mundo sabe que o intervalo do SuperBowl tem o segundo mais caro do mundo para o mercado publicitário. Para veicular um anúncio de 30 segundos, paga-se em torno de 2 milhões de dólares. Esse valor, muitas vezes é a verba de campanha de um ano inteiro para muitos anunciantes, então imagine gastá-lo apenas em uma única exibição.

Para se ter uma idéia, os comerciais exibidos no SuperBowl geram mais discussão no dia seguinte do que o próprio jogo de futebol. É um evento publicitário monstruoso, não há como negar.

Aproveitando esse mote e o fato de que a E*trade trabalha com dinheiro, a agência Goodby, Silverstein & Partners, onde Gerry Graf trabalhava na época, resolveu ousar, ou melhor, viajar na maionese.

O filme começa e termina com dois sujeitos estranhos, que não parecem lá muito inteligentes, batendo palmas e um macaco dançando ao som de “La Cucaracha”. Eu imagino a agência apresentando isso para o cliente, deve ter sido hilário.

Após 30 segundos desta cena non-sense, entra o texto: “Bem, nos acabamos de jogar fora 2 milhões de dólares. E você, o que está fazendo com seu dinheiro?”

Clap, clap, clap. Sensacional. É incrível como o besteirol funcionou tão bem nesse case. É falar tudo o que tem que ser falado com uma clareza tão óbvia, que não é preciso nem explicar o que a E*trade faz.

Logicamente, o anúncio foi um sucesso absoluto e considerado um dos melhores já exibidos no SuperBowl. Entre os prêmios recebidos pelo filme estão um Leão de Ouro no Festival de Cannes de 2000, Prata no Clio Award 2001 e Ouro no Andy Awards 2001.

O recall foi tão grande, que o simpático macaco ganhou até uma série. Além do anúncio original, você poderá assistir outros dois filmes que vão na sequência deste aqui no Brainstorm #9.

Clique aqui para fazer o download do vídeo original em formato .mov. O arquivo tem 2.07 MB.

Para baixar os demais vídeos, clique nos links a seguir:
:: Monkey Musical (3.71 MB)
:: Invest Wisely (0.99 MB)

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro