Faca em mão de criança... • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Faca em mão de criança…

por Carlos Merigo

Campanhas contra as drogas existem a rodo por aí. Se elas funcionam ou não, é uma grande incógnita. Acredito que causem mais impacto no público não-usuário, do que nos próprios viciados em drogas, que geralmente não estão nem aí para o que você, eu ou um comercial de TV queira dizer.

Porém, obstante a eficiência de cada uma, acredito que o mais importante de tudo é a conscientização. O que precisa ser dito está sendo dito, o resto é decisão de cada um. Uma vez causei polêmica nesse blog, pois declarei que sou totalmente a favor da liberação de todo tipo de droga. E continuo com o mesmo pensamento.

Acredito que tal medida diminuiria a violência, geraria dinheiro para o governo, empregos e etc. Conscientização sempre e com drogas vendidas como cigarro e cerveja em qualquer padaria ou farmácia. Em Portugal foi assim, na Holanda também, e os índices de violência caíram, e muito.

Bom, mas mudando o mérito da questão. Dessas iniciativas anti-drogas, a que mais gosto é a da Parceria Contra Drogas, do famoso slogan: “Drogas. Nem morto”. A grande maioria dos anúncios são absolutamente excelentes, impactantes e dramáticos.

Lembram daquele que mostrava um rapaz comprando drogas, e depois o traficante comprando armas? Sensacional. O texto dizia: “O que você faz com o seu dinheiro é problema seu. O que ele faz com o seu dinheiro, também é problema seu.”

São filmes que fazem você sentir o drama, sentir na pele a situação. Com este anúncio que trago aqui hoje, não é diferente. Intitulado de “Bebê”, foi criado pela Salles também para a Parceria Contra Drogas.

As cenas apresentadas são simplesmente agonizantes e de puro nervosismo. Um bebê entra na cozinha e começa a brincar com um faca. Logicamente, o espectador já espera pelo pior. A criança pega na lâmina, coloca a faca na boca e parece se divertir, sem ter a mínima noção do que está fazendo.

Por ser em preto e branco, sem trilha sonora e apresentar uma atmosfera totalmente sombria, o comercial se torna ainda mais desesperador, pois a solidão do bebê é claramente perceptível. Não há nínguem para ajudar.

No final, o título arrebetador é quase como um soco no estômago: “Com as drogas também é assim. Quem usa, não sabe o risco que está correndo.”

A decisão de usar um bebê é polêmica. Simbolo de inocência e ternura. Por isso mesmo o filme torna-se tão chocante, e passa a mensagem com uma clareza incontestável. A primeira vez que assisti este anúncio foi numa palestra sobre ações sociais, e ele causou frissom na platéia.

A peça levou prata no Clube de Criação de São Paulo. Clique aqui para fazer o download do filme em formato .mov. O arquivo tem 951 KB.

Vote no Brainstorm #9 Clique aqui para votar Brainstorm #9 no Ibest e concorra a um Chevrolet Montana Sport 0km

.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro