- Criatividade
- / Cultura
- / Tech
Cartaz emite som de bateria quando tocado
Projeto transforma o papel em uma interface interativa e sonora
O papel pode parecer um meio em declínio, mas Novalia está tentando preservar a mídia impressa ao transformar superfícies estáticas em interfaces interativas.
Seu primeiro projeto resultou em um cartaz de bateria interativo. Usando tecnologia sensível ao toque para produzir sete tipos de sons diferentes, é possível tocar o instrumento junto às suas músicas preferidas, ou compor sua própria batida.
Funciona assim: sensores de toque foram impressos com tinta eletricamente condutiva, conectada a uma placa de circuito. O cartaz reconhece quando um gráfico foi tocado da mesma forma que o touchscreen em um smartphone reconhece seus dedos.
Os idealizadores estão fazendo uma campanha via Kickstarter que, se bem sucedida, pode tornar a produção mais rentável do que o seu método atual.
Duas versões do poster estão sendo produzidas. Uma irá se conectar ao iPhone ou iPad via Bluetooth, permitindo que o som da bateria toque via wireless. E uma outra versão, onde a superfície do papel será transformada em alto-falante através do mesmo módulo eletrônico que permite traduzir o toque em sons.
O papel não só emite áudio, como também vibra, permitindo que as pessoas sintam a música.
A equipe da empresa idealizadora do projeto, Novalia, é composta por sete cientistas, programadores e designer do Reino Unido, todos interessados em tornar o papel uma nova plataforma midiática, agregando funções tecnológicas.
Em um mundo onde o papel e eletrônicos são muitas vezes vistos como antagônicos e excludentes, Novalia
quer mostrar às pessoas que pode sim haver uma conexão entre os dois, dando vida a um meio híbrido, reconfigurável e sem limites para a criatividade.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.