Obama: Os bastidores da identidade visual da campanha
Um dos destaques da campanha de Barack Obama foi, definitivamente, o design. Nunca se viu uma estratégia política tão sofisticada, polida e multi-aplicada em termos de direção de arte como essa. Eu mesmo expressei como isso me chamou atenção no primeiro post sobre Obama que fiz, em janeiro passado.
Só que nada melhor do que ouvir a história toda de dentro, contada pelos responsáveis pela linguagem visual da campanha presidencial do democrata. Foi um trabalho da agência de design Sender LLC, que teve apenas duas semanas para apresentar diversas propostas para David Axelrod, estrategista-chefe da publicidade de Obama, em um longínquo ano de 2006.
O logo final estreou em 10 de fevereiro de 2007, quando Obama anunciou sua candidatura. Desde então o diretor de criação Sol Sender e os designers Andy Keene e Amanda Gentry trabalharam nas centenas de aplicações da marca em tudo quanto é plataforma diferente.
Nos dois vídeos abaixo, Sol Sender, que hoje faz parte da VSA Partners, conta a estratégia por trás da identidade visual, o conceito, os primeiros rascunhos, os muitos designs que não foram escolhidos e os finalistas. Obrigatório.
| Parte 1
| Parte 2
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