Coca-Cola Genghis Khan
Uma nova campanha da Coca-Cola na televisão gerou polêmica nos Estados Unidos. A empresa usa a imagem do imperador mongol da Idade Média Gêngis Khan, conhecido como “Grande Matador”, para promover a venda do refrigerante.
Segundo nota publicada na edição online da revista Advertising Age, o filme “New Fritz” tem recebido críticas tanto de consumidores quanto de agências de publicidade norte-americanas, que consideram a polêmica peça “um estimulo à violência”.
No filme, o personagem principal (Fritz) inventa uma máquina do tempo e leva para o passado produtos que só existem atualmente. A Coca-Cola faz sucesso – inclusive entre figuras históricas, como a francesa Joana D’Arc – e obriga Fritz a continuar viajando no tempo.
Quando sua máquina do tempo quebra, Fritz provoca a ira de Gêngis Khan, líder que comandou o exército da Mongólia nas conquistas da Mesopotâmia, Pérsia, Afeganistão, Paquistão e norte da Índia.
A AdAge cita a propaganda como uma das primeiras ações da nova chefe de marketing da Coca-Cola, Mary Minnick, apelidada no mundo da publicidade por “Scary Mary”. Minnick é conhecida por endossar campanhas polêmicas e de formato pouco ortodoxo.
| Retirado do Invertia
Nota do Brainstorm #9: O comercial foi criado pela Wieden+Kennedy. Assista clicando no “play” abaixo.
Nota do Brainstorm #9 – 2: Isso mesmo. Agora prendam todos os professores de história. Eles incitam a violência falando de Genghis Khan nas escolas.
Comprar um livro através da seção Biblioteca ou clicar em um dos anúncios Google, ajuda a manter o conteúdo do Brainstorm #9
totalmente gratuito.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.