A hora do rush
“Rush Hour” é mais um daqueles comerciais ultra-premiados no mundo todo, mas que pouca gente teve a oportunidade de conhecer. E para que este filme se torne mais interessante do que aparenta ser, é preciso entender o contexto em que ele está inserido.
Criado pela agência britânica Abbott Mead Vickers BBDO para a BBC de Londres, o anúncio define um novo posicionamento da tradicional rede de TV inglesa.
Nele vemos um jovem que trabalha num escritório, terminando seu expediente na empresa. Ele tira a camisa e sai pela janela, escalando a parede para chegar até o topo do prédio.
Desafiando a própria morte num ato quase heróico, ele começa uma jornada através dos telhados de casas e edifícios. A razão dessa loucura é que ele quer fugir do congestionamento nas ruas para chegar em casa o mais rápido possível.
E o que ele faz quando chega em casa? Senta no sofá e liga a TV. Entra então a assinatura: “BBC: The One”. Não há texto, mas a mensagem embutida todo mundo consegue sacar: Vamos chegar em casa cedo para assistir a BBC.
Com o crescimento contínuo de novos canais de TV via sátelite e a cabo, a BBC estava perdendo vertiginosamente sua fatia de audiência no Reino Unido. E a tarefa do comercial é justamente mostrar uma BBC como sendo o canal favorito do público, o canal que todo mundo quer ver.
Uma infinidade de pesquisas realizadas pela Abbott Mead Vickers BBDO, diagnosticaram que a imagem da BBC perante o público estava totalmente fora da realidade transmitida por sua programação.
Os telespectadores enxergavam a BBC como um canal seguro, sólido, bem-feito e tradicional. Apesar da tradição ser um aspecto forte da rede, a realidade é que os programas do canal são alguns dos mais excitantes, ousados e antenados da televisão britânica.
E para mudar esses valores, mostrando a BBC como um canal empolgante, surpreedente e jovem, a idéia criativa foi dramatizar uma situação para falar da natureza imperdível da programação da rede inglesa.
A versão integral do anúncio tem 1 minuto e meio, o que na publicidade é a eternidade multiplicada por dois. Mas a BBC bancou, acreditou na idéia e colhe os resultados da campanha até hoje.
Esse case de sucesso foi reconhecido em várias premiações da publicidade mundial:
Uma medalha de ouro e uma de bronze no British Television Advertising Awards (BTAA) 2003
Prêmio de Edição para Johnathan Scarlett no First Boards Awards 2003
Prata no D&AD Awards 2003
Ouro no Art Directors Club of Europe Awards 2003
Vencedor do Kinsale – Festival Internacional de Publicidade da Irlanda 2002
Uma medalha de prata e duas bronze Advertising Creative Circle Awards 2003
Clique aqui para fazer o download do vídeo em formato .mpg. O arquivo tem 7.27 MB.
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