Bubble Project
Você já ouviu falar do “Bubble Project”? Aqui no Brasil eu nunca vi, mas em Nova York é impossível andar na rua e não encontrar algum anúncio ou outdoor atacado pelos “bubblers”. Balões em branco no estilo de história em quadrinhos são colados em cima dos cartazes, esperando por alguém que escreva algo e dê um novo significado a peça. |
Isso é trabalho de Ji Lee, um ex-criativo da Saatchi & Saatchi, que declarou estar cansado de ser bombardeado diariamente por toneladas de anúncios. A proposta é permitir que as pessoas preencham os balões com frases irônicas e engraçadas para tornar os anúncios mais divertidos do que eles são. Mensagens pornográficas e de cunho social também já foram deixadas nesses balões.
Lee começou o projeto há quatro anos, colocando 15 mil stickers na cidade. Mas em pouco tempo a idéia se espalhou, e diversos “bubblers” estão fazendo o mesmo em todo o mundo. Lee, que saiu da Saatchi & Saatchi em 2003 reclamando da natureza conservadora de agências e clientes, quer que as pessoas contra-ataquem a mídia.
Preocupados com a imagem de sua marca, muitos clientes reclamam dos balões, mas alguns publicitários gostam do projeto pois acham que isso chama ainda mais atenção para o anúncio. A verdade é que a polícia está atrás dos bubblers e muitos deles já foram pegos no flagra e presos por vandalismo.
No site “Bubble Project” você pode ver centenas de fotos de anúncios atacados e ainda imprimir um template para fazer o mesmo na sua cidade. Um livro do projeto, intitulado “Talk Back”, será lançado no ano que vem.
Comprar um livro através da seção Biblioteca ou clicar em um dos anúncios Google na barra lateral direita, ajuda a manter o conteúdo do Brainstorm #9
totalmente gratuito.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.