"Water Baloons" Xbox 360 • B9

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“Water Baloons” Xbox 360

por Carlos Merigo

Existem diversos motivos razoáveis para esperar em uma fila. Porém, poucos sabem explicar o que faz milhares de pessoas passarem horas e até dias esperando para comprarem um produto debaixo de um frio congelante e dormindo em barracas. Atualmente, para as empresas que buscam inovação, as filas antes do lançamento de um produto servem de termômetro. O chamado hype é incontrolável, seja por um filme, livro ou pela próxima novidade tecnológica.

Mesmo com ingressos para filmes sendo vendidos na internet dias antes da estréia, com a Amazon prometendo não deixar esgotar o último livro de Harry Potter e lojas de eletrônicos que não se desfazem de seus estoques de produtos até que chegue o mais novo e esperado gadget, as filas continuam.

A verdade é que isso não se trata de ser apenas o primeiro, e sim de estar lá. As pessoas querem participar. Jogar o Playstation Portable antes dos reviews serem publicados nos jornais, comentarem em seus blogs o final do novo Harry Potter. Todos querem ser um consumidor. Por menor que seja, querem ser donos de um pedaço da história.

O Xbox 360 da Microsoft chegou hoje as lojas americanas e, como era esperado, também causou filas enormes (fotos) nas portas das lojas. Durante todo o dia de ontem, pessoas esperaram horas na fila, ansiosas pela meia-noite do dia 22 de Novembro.

É um tipo de produto que ganha ares de cool naturalmente, mas com o tipo de marketing empregado meses antes do lançamento, a euforia torna-se incontrolável. Porém, apesar dos excelentes teasers e virais criados para divulgar o console da Microsoft, o novo comercial não seguiu a mesma criatividade.

O filme “Water Balloons” é divertido, interessante, ou seja, segue muito bem a tendência da nova era de comunicação de ser um “advertainment”. Só que carece de originalidade. Criado por duas agências, uma parceria entre a McCann-Erickson e a 72andSunny, o comercial tem uma semelhança de conceito imensa com “Mountain” do Playstation 2, Grand Prix em Cannes 2004.

E não só conceito, mas também semelhança de execução, produção e estilo. Se no final aparecesse a logomarca do console da Sony, o filme seria uma sequência de “Mountain”. Não é um comercial ruim, tem um bom apelo e uma superprodução, mas a sensação de déja vu persegue o espectador durante o tempo todo.

Para fazer download, escolha entre uma das duas versões :

| Formato .mov – 50 MB
| stream .wmv

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