Relatório Most Contagious de 2012 analisa as inovações do ano e as tendências para 2013
Todo fim de ano, a ContagiousMagazine faz uma análise das inovações, cases de sucesso, acontecimentos marcantes e mudanças sócio-econômicas que moldaram as empresas, o mercado e a sociedade nos últimos meses. O relatório deste ano, Most Contagious 2012 Report, tem como fio condutor a tendência “cidadania”.
Passando pelos Jogos Olímpicos, pelos filhos potenciais do Kickstarter, pelas comunidades de fãs que levaram Cinquenta Tons de Cinza ao sucesso, pela repercursão da campanha de Obama nas redes sociais, entre outros exemplos, o relatório expõe casos em que a transparência e a ubiquidade das mídias sociais estão alimentando o poder do povo.
Indo de encontro aos dados da Nielsen sobre o Consumidor Consciente, em que 66% das pessoas preferem comprar de empresas que possuem programas voltados para a responsabilidade social, o relatório fala de cidadãos que exigem que a propaganda vá da perfeição à honestidade, do controle à colaboração. São casos assim que embalam o relatório deste ano, em que discursos como o do fundador da Amazon, Jeff Bezos, resume bem:
“Acima de tudo, esteja alinhado com seus clientes. Ganhe quando eles ganham. Ganhe apenas quando eles ganham”.
Abaixo, um resumo das tendências e seus pontos-chave:
- 1. Movimentos / Evolução e Poder
- 2. Propósito / Tendo um papel na sociedade
- 3. Marketing como Design de Serviços / Utilidade e não ruído
- 4. Dados / Insights através de números
- 5. Tecnologia / Grandes batalhas, pequenas vitórias
- 6. Design / Personalização do jogo
- 7. Negócios sociais / Adotando uma política de porta aberta
- 8. Compartilhamento de imagens / O ano da foto
- 9. “Ao vivo” amplificado / Realçar, capturar e compartilhar
- 10. Agarrando as telas / Criando, compartilhando e assistindo
- 11. Realidade aumentada / Camadas de conteúdo e utilidade
- 12. Ponto-de-venda / Lojas conectadas
- 13. Personalização / Feito para você
- 14. A nova fidelidade / Serviços e não esquemas
- 15. Pagamento / Mudando a forma como pagamos
- 16. Pequeno mas perfeitamente formado / Pequenas marcas, pequenos pensadores
Confira o relatório abaixo ou baixe aqui em pdf
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.