MoMA cria rede social para mapear a arte moderna
Uma parceria entre os curadores do MoMA e a Columbia Business School resultou na criação de uma espécia de rede social da arte moderna. O projeto, desenvolvido para a exposição Inventing Abstraction-1910-1915, que estará em cartaz no MoMA a partir do dia 23 de dezembro deste ano, é composto por uma série de infográficos que mapeiam as relações entre as linguagens artítiscas, as obras realizadas e também a amizade e colaboração que havia entre artistas, músicos e cineastas ligados à arte naquele tempo.
Para mapear tudo isso, o MoMA convidou o professor Paul Ingram, da Columbia Business School, especialista em análise de redes através de métodos de Economia e Administração. Em entrevista para Artnews, Ingram conta que começou a usar diagramas de redes sociais para ensinar executivos em seus MBAs, relacionando laços de conexão com inteligência no ambiente de trabalho. Ele explica:
“A qualidade das conexões nesta rede social – estar em mais e diferentes caminhos entre os artistas – é associada à criatividade. De acordo com essa métrica, Kandinsky é o artista central na história da arte abstrata”
A exposição pretende celebrar os 100 anos de arte abstrata mostrando as obras antalógicas que foram marcos históricos no movimento artísitico, bem como uma retrospectiva completa contando uma história para além das obras de arte, através das conexões que haviam entre e por trás delas.
O resultado do projeto será apresentado como um mapa explicativo dentro de um livro, lançado na abertura da exposição, e também em um site. Quando for ao ar, os usuários poderão clicar no nome da cada artista para enxergar suas conexões. Veja abaixo como está ficando:
A arte de mapear redes sociais de movimentos artísticos é bastante antiga. Muitas outras conexões já foram analisadas e transformadas em infográficos como: o Movimento Dadaísta (1919), Árvore da Arte Moderna (1933), Cubismo e Arte Abstrata (1933) e até alguns mais recentes como Grafismo e Arte de Rua, lançado este ano, que você pode ver abaixo.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.