Ceský sen
Quem tem pelo menos um dos olhos funcionando, sabe que está rolando em São Paulo a 29º Mostra Internacional de Cinema. Entre as zilhares de ótimas opções, como Marcas da Violência por exemplo, existe um filme imperdível para quem trabalha ou gosta de publicidade. Trata-se do documentário Sonho Tcheco.
Pablo Villaça do Cinema em Cena explica mais em sua resenha:
“Para mim, o melhor da Mostra até agora. Este documentário dirigido por dois cineastas tchecos procura analisar a forma com que a publicidade afeta nossas vidas e, para isso, se propõe a anunciar um supermercado que não existe (eles criam a fachada e nada mais). A partir daí, acompanhamos todas as fases da criação da campanha (que é realizada por uma equipe de experientes profissionais do meio), desde a concepção da logomarca até a produção de banners, anúncios para a tevê, flyers e assim por diante (eles chegam a encomendar uma pesquisa que, através de computadores, consegue dizer quanto tempo os olhos das pessoas gasta em cada parte de um anúncio impresso). Além de muito bem-humorado, o documentário representa uma constatação importante (e, confesso, assustadora) sobre até que ponto as pessoas deixam a publicidade governar suas vidas – e a reação do público que comparece à inauguração do supermercado e, ao atravessar a fachada, dá de cara com o nada, já vale o preço do ingresso. Imperdível. 5 estrelas em 5.”
Pra quem se interessou, existem apenas mais duas oportunidades de conferir a produção: sábado, dia 29 na Sala 1 do novo Cine Bombril as 15h50 e na quinta, dia 3 na FAAP as 11h. Mais detalhes no site da mostra
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.