Lobos da mídia • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Lobos da mídia

por Carlos Merigo

Esses dias tivemos aqui no site toda aquela velha discussão de sempre entre jornalistas e publicitários, tudo por conta do texto do Millor e depois da resposta do Cássio Zanatta da AlmapBBDO.

Não tenho intenção de dizer quem está certo ou errado, nem vou ficar aqui defendendo a publicidade. Acho essa discussão toda uma bobagem, desde a época da faculdade. Mas acredito que cabe uma reflexão sobre o episódio ocorrido na quarta-feira com o avião da JetBlue, mesmo sabendo que postando isso já estarei colaborando com a rixa.

Como bem disse o Zanatta em seu texto, o poder de um jornalista é muito maior que o de um publicitário. Comercial nenhum no mundo causaria tanto terror quanto as redes de TV causaram nos passageiros do vôo 292 da Jetblue. Um episódio que me lembrou o filme “O Quarto Poder” do diretor Costa-Gavras, onde uma situação de tensão é transformada em um circo da mídia.

Nenhum jornalista quis dizer para não acabar com o drama, mas como revelou o piloto Scott Burke, pousar um avião nesse estado é relativamente simples. Mesmo descer sem roda nenhuma é algo a que se pode sobreviver.

Zachary Mastoon, um dos passageiros desse vôo que ia de Burbank a Nova York, contou que a tripulação informou a todos que o problema não era tão grave, mas que o cenário de “o-pior-pode-acontecer” exibido pelas TVs era aterrorizante e sádico para quem estava lá dentro.

A JetBlue, que oferece 36 canais de TV via satélite durante seus vôos, diz não ter planos de desligar o sistema durante emergências e que prefere respeitar o direito de escolha de cada um.

Mas acompanhar o terror criado pelos repórteres, que monitoravam o avião sobrevoando Los Angeles para queimar combustível, talvez possa ser considerado masoquismo. O pouso foi perfeito. No ar, o piloto estava tão calmo que se preocupava mais com a mídia do que com cometer um erro fatal.

“Quero que os lobos da mídia fiquem longe de mim”, disse à torre de controle.

Ficam as perguntas. Será que as companhias aéreas deveriam desligar o sistema de TV durante emergências? Será que os jornalistas deveriam criar cenários apocalípticos em situações relativamente simples?

Ajude o Brainstorm #9 Comprar um livro através da seção Biblioteca ou clicar em um dos anúncios Google na barra lateral direita, ajuda a manter o conteúdo do Brainstorm #9

totalmente gratuito.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro