Heineken, Brasil e Romário
A Heineken escolheu a StrawberryFrog. E a Strawberry Frog escolheu o Brasil. E porque? Tudo pelo futebol. E também porque fica mais barato, claro.
Essa história começou em Agosto, quando a Heineken, após uma concorrência que envolvia a McCann-Erickson, anunciou que sua conta global de 125 milhões de dólares pertenceria a agência independente StrawberryFrog.
Agora, menos de um mês depois, a agência coloca em ação seu primeiro trabalho para a marca. Uma campanha global que será veiculada em 154 países durante 9 meses, atingindo 3 bilhões de fãs de futebol.
A rapidez pode parecer estranha, mas a StrawberryFrog já trabalhava como freelancer para a Heineken desde Abril e por isso colocou no ar na última semana dois comerciais para aproveitar o patrocínio a Liga dos Campeões da UEFA.
E aí você se pergunta, o que o Brasil tem a ver com isso? Tudo. O comercial de três minutos chamado “One Big Game” foi inteiramente gravado em terras tupiniquins, a começar pelo estádio de futebol: o Morumbi. Também não seria exagero dizer que a cidade de São Paulo é simplesmente a protagonista do anúncio.
A premissa é batida, mas o comercial é simpático. Durante uma partida de futebol a bola bate na trave, vai para fora do estádio e sai quicando pelas ruas. Ela passa pelos mais variados cenários: casas, um casamento, um hotel, estúdio de TV, escritórios e etc. Todo mundo quer tirar uma casquinha e chutar a bola. Ela vai sendo levada novamente para o estádio e os torcedores voltam correndo para a continuação da partida.
O comercial será dividido em versões de 5, 10, 30 e 90 segundos. Os mais curtos funcionarão como mini-comerciais para serem veiculados separadamente durante os jogos de futebol, criando no final uma história única.
O outro filme da campanha, que também já está sendo veiculado, não foi gravado no Brasil, e sim na Croácia. Porém, os brasileiros continuam sendo representados. Romário é um dos protagonistas do comercial “Square”, que também traz o jogador italiano Gianfranco Zola. Situado em uma típica praça européia, o anúncio começa com três amigos brincando com uma bola, mas sem muita intimidade com ela.
Até que aparece Romário exibindo suas habilidades e deixando todos de queixo caído. Ele chuta, a bola bate em uma lixeira e surge Zola para fazer mais graça. Ele toca para um dos rapazes, que dá um chutão e vê os pombos fugindo e “desenhando” as linhas do campo. Ambos os comerciais terminam com a assinatura da campanha: “Welcome to champions planet”.
Cerveja ligada a futebol não é novidade alguma, mas a Heineken também quer aproveitar a paixão que move os fãs do esporte. A intenção é conectar de forma global todos os amantes do futebol e mostrar que eles também podem fazer parte desse mundo de campeões. Mundo esse onde todos bebem Heineken, claro.
A campanha ainda terá o suporte de mídias interativas, começando pelo site Champions Planet, onde as pessoas podem mostrar o quão são loucas por futebol e concorrer a prêmios. Na página você ainda pode conferir um making-of do comercial com Romário.
Faça o download dos filmes em formado .MPG: (botão direito – Salvar destino como…)
| “One Big Game” (7.13 MB)
| “Square” (4.83 MB)
Ainda não se sabe como essa campanha será espalhada para o resto do mundo, nem em que formato virá para o Brasil. Mas ficaremos de olho. Até porque a guerra de cervejas por aqui não acaba nunca e o uso do futebol não poderia ser mais clichê.
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