Braincast TV | Plágio ou Referência?
No segundo bloco do Braincast TV na África, o papo com o diretor de criação Fabio Seidl e com o professor da ECA-USP, Luli Radfahrer, entrou no antigo dilema publicitário do que é referência e o que pode ser considerado plágio.
Eu puxei o assunto por causa da campanha dos 120 anos da Brahma, que eu falei aqui ser igual ao famoso comercial da cerveja australiana Carlton Draught.
Os responsáveis pela conta da Brahma na África não estavam lá para conversar, por isso fomos mais adiante com a discussão do tema. Confira o índice abaixo e assista aqui.
(00:20) – Onde fica a fronteira entre plágio e referência?
(03:20) – Publicidade não é vanguarda.
(03:44) – As referências podem fazer dois projetos simultâneos serem iguais?
(06:15) – O perigo da internet como meio de referência.
(07:45) – A falta da diversidade na procura de referências.
(08:49) – A cobrança sobre as grandes agências no que diz respeito à originalidade.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.